Jovens que terminem o 12.º ano já podem viajar de comboio e dormir em Pousadas de Juventude à borla

Foto de ibrave | Depositphotos.com

Um mês depois da apresentação, o “ANDA Conhecer Portugal” já conta com mais de 10 000 jovens pré-inscritos que, a partir de hoje, dia 8 de janeiro de 2024, podem começar a explorar Portugal de comboio e a dormir nas Pousadas de Juventude. 

Esta é uma iniciativa da Movijovem, em parceria com a CP – Comboios de Portugal, que permitirá que os jovens que terminem ou tenham terminado o 12.º ano entre 2023 e 2025 possam conhecer a diversidade cultural e o património histórico e natural do seu país  através das Pousadas de Juventude e de viagens de comboio, enriquecendo as experiências de viagem e de lazer.

Através do “Anda Conhecer Portugal”, os jovens podem viajar durante 7 dias com viagens de comboio ilimitadas e dormir até 6 noites na rede de Pousadas de Juventude. Tudo de forma gratuita, para garantir que esta seja uma ação que abranja todos os jovens que terminem o ensino secundário, mitigando as barreiras socioecnómicas e promovendo a mobilidade, o turismo juvenil e a coesão territorial.

Esta iniciativa tem um investimento a rondar os 4 milhões de euros para o ano 2024, presente no Orçamento de Estado, e está prevista para os anos letivos de 2022/23, 22023/24 e 2024/25. Será operacionalizada a partir de dia 8 de janeiro de 2024, através do website.

Em 2024, o “Anda Conhecer Portugal” será acompanhado do reforço das valências e vantagens do Cartão Jovem, assim como da sua gratuitidade para os jovens entre os 12 e os 30 anos