Eu estou inserida na primeira destas duas possibilidades, e por isso, pretendo ajudar-te a começar a criar um gosto pela leitura e a conseguires ler mais e melhores livros. Antes de mais, um alerta: ler nem sempre foi um hábito meu. Lia, como todos nós, por que me era exigido na escola, e não porque gostava. Honestamente também não vos sei dizer quando exatamente comecei a desenvolver este enorme gosto e paixão pelos livros. E para ser sincera, uma coisa é certa, apesar de me trazer muitas coisas boas, tenho passado a gastar bastante dinheiro em livros. No entanto, não me arrependo nem um pouco.
Primeiro que tudo, ler não precisa de ser aborrecido ou entediante e, acreditem, pode ser bastante enriquecedor e positivo. Aqui vão as minhas dicas, para que te apercebas disso:
Encontra o teu gosto literário
Sabes aquelas séries que devoras e que alteras os teus planos todos para ver a temporada num só dia? Também é possível fazeres isso com livros. Algo que me ajudou a gostar de ler foi procurar livros que sugerissem temas semelhantes aos que gostava de ver em séries ou filmes, tais como, no meu caso, o mistério ou o romance. Por isso, desafio-te a descobrires o teu gosto literário dentro dos muitos géneros existentes.
Descobre livros que te agradem
Quando já estiveres ciente do género literário que mais te chama à atenção, encontra livros que se enquadrem nos teus gostos. Pesquisa livros na internet, lê as sinopses e experimenta ler um livro que te pareça interessante. O segredo está em gostares da premissa dos livros.
Permite-te a ler quando te apetecer
Não te comprometas em ler um livro de um dia para o outro, mas sim, a ler esse livro com calma, ao teu tempo. Num dia em que precises de te distrair pega no livro e lê algumas páginas, ou, num dia em que não encontres nada na Netflix para começar a ver, ou quando estiveres nos transportes públicos onde não tens internet, dá uma oportunidade à leitura.
Antes de começar a ler mais frequentemente, também eu achava que ler era entediante e nada divertido, até que encontrei os livros certos e que mais se adequavam com os meus gostos. A partir desse momento não largos os livros por nada, pois encontro prazer em ler. Espero que também tu consigas encontrar esta paixão. Por fim, lembra-te: não é necessário leres 20 livros num ano para seres considerado um leitor, apenas, precisas de gostar de o fazer.
Colabora!
Este texto faz parte de uma série de textos de opinião de alunos do ensino secundário e superior sobre a sua visão do ensino e da educação.
Gostavas de publicar um texto? Colabora connosco.