Licenciatura em Engenharia de Automação Industrial: a nova aposta do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro

Foto de sompong_tom | Depositphotos.com

Com a aproximação da abertura das candidaturas ao Concurso Nacional de Acesso já no próximo dia 25 de julho, está na hora de te preparares para fazer as escolhas mais acertadas para o teu futuro.

Desde a sua criação, ainda nos anos 70, que a Universidade de Aveiro prima pela criação de cursos em áreas inovadoras, oferecendo aos seus alunos inúmeras oportunidades para o seu desenvolvimento académico, pessoal e profissional. Por esse motivo, a Universidade coloca à disposição dos seus estudantes diversas estruturas de apoio e iniciativas, relacionadas com estudo, ensino e empregabilidade.

O Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) é um dos 20 departamentos e escolas que constituem a Universidade de Aveiro, procurando dar aos seus estudantes as ferramentas necessárias para que que estes se tornem os líderes do futuro. Ciente da importância que a entrada no Ensino Superior tem na vida dos estudantes, o DEM conta com uma oferta formativa bastante rica, tanto a nível de licenciaturas como de cursos de 2º e 3º ciclos, os quais refletem o dinamismo, resiliência e espírito inovador que marcam o Departamento.

No ano passado, através deste artigo, demos-te a conhecer algumas das atividades desenvolvidas pelo DEM, nomeadamente projetos extracurriculares e oportunidades, e introduzimos as Licenciaturas em Engenharia Aeroespacial e Engenharia Mecânica.

Este ano, atento ao desenvolvimento e às necessidades emergentes na área da engenharia e mecânica, o DEM (em conjunto com o Departamento de Eletrónica, Telecomunicações, e informática – DETI) aposta numa terceira licenciatura: Engenharia de Automação Industrial.

Este curso surge da procura por profissionais com conhecimentos e competências técnicas e científicas avançadas para atuar na automatização de processos, equipamentos e sistemas industriais, intervindo na interligação entre os sistemas produtivos e os mecanismos e processos de digitalização da indústria.

Com um Plano de Estudos que integra a conhecimentos de múltiplas áreas, como o caso das engenharias mecânica, eletrotécnica e informática, a Licenciatura em Engenharia de Automação Industrial garante aos seus alunos uma formação sólida e atualizada, alinhada com as necessidades de modernização das empresas.

Nesta página podes ficar a conhecer melhor esta licenciatura que é única no país, funcionando em regime diurno e lecionada em português.

Aproveita para conhecer um pouco melhor as instalações do DEM, através da visita virtual 3D que o Departamento disponibilizou para ti e torna-te o próximo membro desta Comunidade que espera por ti!

Artigo elaborado em parceria com o Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro.