Licenciatura em Fisioterapia: porquê na Escola Superior de Saúde do Alcoitão?


Gostavas de seguir Fisioterapia mas não sabes o que esperar do curso? Quais serão os maiores desafios que poderás enfrentar nesta área? Qual a sua importância para o mercado de trabalho?

Numa altura em que milhares de jovens se preparam para iniciar a sua jornada no Ensino Superior, a Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSAlcoitão) promete ajudar-te a fazer as melhores escolhas para que tenhas não só uma jornada académica memorável, como ainda para te distinguires enquanto profissional de sucesso. Por isso, se Fisioterapia é uma das tuas opções, continua a ler este artigo para ficares a conhecer melhor o curso e de que forma a ESSAlcoitão te pode ajudar a suceder.

Porquê escolher a Escola Superior de Saúde do Alcoitão?

Desde a sua constituição que a ESSAlcoitão é não só a pioneira na formação de Fisioterapeutas, Terapeutas da Fala e Terapeutas Ocupacionais, como ainda se tornou a referência nestes domínios.

A sua localização junto ao Centro de Medicina de Reabilitação (CMR) de Alcoitão, possibilita que os alunos usufruam das suas instalações e recursos técnicos, não só para aulas práticas, apresentação de casos clínicos como ainda atividades com utentes, permitindo-lhes trabalhar a vertente prática do curso, em complementaridade com os recursos próprios da Escola.

De salientar ainda a qualidade do corpo docente que a constitui, composto por profissionais de excelência nas suas áreas de ensino, o que contribui para que os futuros licenciados da ESSAlcoitão sejam capazes de intervir, de forma profissional e eficaz, em qualquer contexto que lhes seja apresentado no mercado de trabalho.

Todo o corpo docente demonstra gosto pela partilha e pelo ensino e tem uma grande proximidade com os alunos, o que facilitou bastante o meu processo de aprendizagem.

– Rafaela Sousa, Fisioterapeuta licenciada pela ESSAlcoitão desde 2015.

Para além disso, ao frequentares a ESSAlcoitão poderás usufruir de outros espaços pertencentes à Escola, como a Sala de Informática, Biblioteca, Centro de Recursos Educativos, integrares-te na Associação de Estudantes, na Tuna e muito mais!

O que podes encontrar na Licenciatura em Fisioterapia da ESSAlcoitão?

Com uma duração de 4 anos letivos, a Licenciatura em Fisioterapia possui um Plano Curricular amplo, que engloba áreas fundamentais para a aquisição de competências de um fisioterapeuta, como por exemplo: Ciências Biomorfológicas, Ciências do Comportamento e Desenvolvimento Humano, Ciências do Movimento Humano, Metodologia de Investigação e Gestão e Administração.

Para além disso, os estudantes podem beneficiar de estágios desde o 1º ano do curso (Aprendizagem em Contexto Real), o que contribui em larga escala para o desenvolvimento prático dos conhecimentos adquiridos – algo fundamental num curso desta área.

Acho que é imprescindível, para termos logo uma noção à partida do que é que pode ser o nosso futuro (…) e em que nos fazem sentir como fisioterapeutas e tudo aquilo que essa responsabilidade nos traz.

– Micaela Ferreira, Fisioterapeuta formada pela ESSAlcoitão em 2015.

Os estudantes são ainda incentivados a participar no programa de intercâmbio Erasmus+, onde poderão enriquecer ainda mais o seu currículo, através da intervenção em contexto internacional.

Quais os desafios que te esperam no mercado de trabalho?

Atualmente, a Fisioterapia continua a representar uma área de extrema relevância tanto no panorama nacional como internacional, devido à capacidade dos seus profissionais para intervir na prevenção e na reabilitação física e recuperação de lesões, devolvendo aos indivíduos um maior bem-estar e qualidade de vida. Por exemplo, sabias que sem a Fisioterapia, algumas cirurgias não poderiam atingir os resultados pretendidos a nível da recuperação?

Como Fisioterapeuta poderás trabalhar em diversas instituições de saúde, como por exemplo: unidades hospitalares e clínicas, lares e residências para idosos, centros prisionais, clubes desportivos, apoio domiciliário e muitos outros.

Contudo, sabemos que nem sempre o que nos espera no mercado de trabalho é um mar de rosas, e por essa razão, a Soraia deixa-te alguns conselhos para tirares o melhor partido de todos os ensinamentos da ESSAlcoitão e não teres medo de enfrentar os desafios que te esperam depois da tua formação académica estar concluída:

“Tentem estagiar no maior número de áreas de intervenção (Neurologia, Pediatria, Respiratória, Músculo-esquelética, Geriatria, Saúde da Mulher, e outras) mesmo que tenham uma ideia muito clara da área que mais gostam, podem vir a surpreender-se; Tentem variar os vossos contextos de estágio (hospital, clínica privada, clínica com seguradoras, clínicas com segurança social ou outros). É difícil saber o que nos espera cá fora e assim, a vossa adaptação ao mundo do trabalho será mais fácil;Organizem muito bem o vosso tempo para que tenham um bom percurso académico e ao mesmo tempo façam novas amizades e disfrutem da vida social universitária que a ESSAlcoitão tem para oferecer, que vos acompanhará ao longo da vossa vida.”

– Soraia Lourenço, Fisioterapeuta formada pela ESSAlcoitão em 2014.

Se gostaste deste artigo e decidiste que a ESSAlcoitão será a tua próxima casa nos 4 anos que se aproximam, relembramos-te que a 1ª fase de candidaturas começa já no próximo dia 20 de julho e irá decorrer até 12 de agosto.

Podes consultar aqui toda a informação, documentos e pré-requisitos para efetuares com sucesso a tua candidatura.

Tens ainda ao teu dispor o Guia do Candidato que podes consultar enquanto esperas pela abertura das candidaturas.

ESSAlcoitão – AQUI, A VOCAÇÃO TEM FUTURO

Consulta aqui os testemunhos do João Pedro Grazina e do Carlos Teles.

Artigo elaborado em parceria com a Escola Superior de Saúde do Alcoitão.