Licenciatura em Terapia da Fala – o curso da Escola Superior de Saúde do Alcoitão que te dá uma redução de 20% do valor da propina


Seja em contexto profissional ou pessoal, a forma como nos apresentamos aos outros tem cada vez um maior impacto, tanto na própria autoestima dos indivíduos como no seu bem-estar em relação ao que os rodeia.

Por esse motivo, a área da Terapia da Fala tem atingido nos últimos anos um patamar de especial relevância, não só a nível da comunicação como ainda em relação à deglutição, motricidade orofacial ou distúrbios da voz. Um terapeuta da fala está ainda capacitado para trabalhar com indivíduos que sofram de surdez, Perturbação do Espectro do Autismo, paralisia cerebral ou outras patologias associadas ao neuro desenvolvimento.

Assim, desengane-se quem pensa que a Terapia da Fala é apenas indicada para crianças: na verdade, indivíduos de qualquer idade podem recorrer e usufruir dos tratamentos de um terapeuta da fala, pelos mais variados motivos.

Atenta a esta necessidade e à importância que a fala representa na nossa integração na sociedade, permitindo-nos interagir com o que nos rodeia, a Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSAlcoitão) inclui na sua oferta formativa a Licenciatura em Terapia da Fala.

Ministrado naquela que ainda hoje representa uma referência incontornável na formação de fisioterapeutas, terapeutas da fala e terapeutas ocupacionais, este curso com a duração de 4 anos tem como objetivo a formação de profissionais centrados nas necessidades dos utentes; capazes de auxiliar na prevenção, avaliação e tratamento de perturbações na comunicação oral e escrita, bem como problemas na deglutição (disfagia).

Quando entrei na ESSAlcoitão sabia que seria um desafio, pois tinha o peso de ser a escola de referência, a escola pioneira e tinha sempre presente a necessidade de dar sempre o melhor de mim. Aprendi muito, claro que sim. Sinto que cresci e aprendi muito e se sou o que sou hoje à ESSAlcoitão tenho de agradecer.

Inês Mestre, Terapeuta da fala formada pela ESSAlcoitão em 2015

O seu Plano de Estudos possibilita uma Aprendizagem em Contexto Real com a realização de estágios em todos os anos do curso, orientados por profissionais com reconhecida experiência, o que contribui para a taxa de empregabilidade de 100% que a Licenciatura apresenta.

Para além disso, os estudantes beneficiam ainda de todas as vantagens associadas à proximidade da Escola com o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão e ainda de uma grande aposta na internacionalização, ao abrigo do programa Erasmus+ e de uma oferta pós-graduada com bastante prestígio no caso de decidirem aumentar os seus conhecimentos na área.

Considerando a Terapia da Fala uma área interventiva vasta, a atuação do Terapeuta da Fala tem de ser multidimensional, pois pode dar respostas ao nível da comunicação e deglutição. Para isto, é necessário um conhecimento geral acerca de todas as áreas específicas. Nisto, a ESSAlcoitão apresenta uma boa formação base para início de carreira, incutindo sempre a importância da continuação dos estudos especializados, no pós-licenciatura. As oportunidades de estágio (tanto de observação como de intervenção) permitem também absorver mais conhecimento, e isso é sem dúvida um conforto, nas primeiras experiências como profissional.

Ana da Costa Lourenço, Terapeuta da fala formada pela ESSAlcoitão em 2020.

Além disso, como forma de celebrar os 60 anos da criação deste curso, a ESSAlcoitão, Escola-berço da Terapia da Fala, decidiu reduzir em 20% o valor da propina no ano letivo de 2022/2023 para os alunos que efetuarem a matrícula no 1º ano nesta licenciatura!

Tens ainda a possibilidade de te candidatares a uma Bolsa de Estudo disponibilizada pela Santa Casa numa parceria com a ESSAlcoitão. Esta Bolsa, disponibilizada anualmente, comporta 100% da totalidade da propina e os prazos são estabelecidos através dos canais institucionais da Escola. Podes consultar aqui o Regulamento de Atribuição.

Se ainda tiveres dúvidas ou desejares saber mais sobre a Licenciatura em Terapia da Fala, aconselhamos-te a consultar esta página, onde poderás encontrar algumas das questões mais frequentes e apresentar diretamente todas as tuas dúvidas à ESSAlcoitão.

Poderás apresentar a tua candidatura à Licenciatura em Terapia da Fala já a partir do próximo dia 20 de julho e até 12 de agosto e usufruir de um desconto na propina para o ano letivo 2022/2023!

Consulta aqui todas as informações e pré-requisitos, bem como o Guia do Candidato, para efetuares com sucesso a tua candidatura a esta Escola de referência na área.

ESSAlcoitão – AQUI, A VOCAÇÃO TEM FUTURO.

Encontra aqui os testemunhos da Cláudia Esteves e da Ana Filipa Santo.

Artigo elaborado em parceria com a Escola Superior de Saúde do Alcoitão.