Mais de 20 novas licenciaturas surgem em 2015

A escolha já não era fácil, mas estas novas licenciaturas vêm dificultar a tua escolha.

Faltam menos de 3 dias para o fim da primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, e é provável que já tenhas feito a tua escolha (certo?). Caso não seja o caso, podes encontrar todas as nossas dicas para a candidatura aqui.

No seguimento do nosso artigo do ano passado, as novas licenciaturas a que podes concorrer este ano, decidimos ir ao Guia da Candidatura e ao site da DGES e fazer o levantamento para este ano. O Guia da Candidatura para o ensino superior privado não está ainda disponível, pelo que poderá ainda faltar um ou outro curso deste subsistema de ensino.

As mudanças seguem muitas das tendências que já tínhamos encontrado no ano passado, e o alargamento de alguns dos novos cursos a mais instituições de ensino superior.

Vamos explorar ao detalhe cada um destes grupos e listar as novas licenciaturas e respetivas instituições de ensino.

 

1. Chegam a mais universidades

Começamos pelos cursos novos, mas que não são propriamente novidade. São cursos que anunciamos no ano passado e que chegam este ano a mais instituições de ensino superior, numa continuação das tendências que já se verificavam no ano passado:

 

2. Novas Tecnologias + ?

É uma aposta continuada essencialmente pelos institutos politécnicos na abertura de cursos que misturam a área da tecnologia com outras áreas do saber, como é o caso do último curso em cima.

Embora multiplique as denominações dos cursos superiores, o que pode levar a uma maior confusão na escolha, abre sem dúvida o leque para formações na área das tecnologias mais curtos que as engenharias. Fazemos aqui a lista exaustiva das novas licenciaturas nesta área:

 

3. Turismo e Património

No ano passado já tinha surgido um curso nesta área, o de Gestão do Turismo e da Hospitalidade da Universidade Europeia, mas este ano houve uma maior aposta. Incluímos também aqui cursos relacionados com os municípios e com a próprio património:

 

4. Artes, Criatividade e Design

Nas áreas das artes, da criatividade e do design surgem aqui novas licenciaturas, algumas um pouco mais fora da caixa, e que nos despertaram a curiosidade:

 

5. Outros Cursos

Estas novas licenciaturas estão nas tuas opções? Deixa o teu comentário.