O Uniarea é mais do que um site. O Uniarea é mais do que uma ferramenta. Sendo sincera, creio que todos nós, utilizadores assíduos deste site, sabemos que ele mudou as nossas vidas. Não somente ao nível académico, mas sim nas mais variadas vertentes.

Descobri o Uniarea em 2014, após a extinção fatal do exames.org. Antes de 2012, não me encontrava no Ensino Secundário, portanto, não me dedicava a determinados assuntos de uma forma profunda. Mas quando os Exames Nacionais do 11º se aproximavam a passos largos e o receio e a incerteza cresciam em mim, apercebi-me de que o Uniarea se encontrava ali. À distância de um clique. Simples, eficaz, concreto, objetivo. Essas quatro características conquistaram-me de imediato.

Com um visual bastante minimalista mas, sem sombra de dúvida, com conteúdos ricos e uma equipa dedicadíssima, o Uniarea cativa qualquer estudante e transmite uma mensagem pouco usual: a de que o esforço é a chave para o sucesso.



Ao ler isto, qualquer pessoa me diria: “Maria, por favor, é óbvio de que toda a gente sabe disso”. Pois, mas “saber” é algo distinto de “conhecer”. Existe uma panóplia de projetos relativos à Educação que “parecem saber” a mensagem que referi acima. Mas a Equipa Uniarea, desde o Davis, passando pelos moderadores, pelos colaboradores, pelos membros que enriquecem o fórum… Conhecem. Porque conhecer é possuir a informação, porque conhecer é possuir a experiência, porque conhecer é dominar algo. E é aí que este site marca a diferença. É no conhecimento profundo da área educacional que reside a distinção entre o Uniarea e qualquer outra coisa que possamos achar “semelhante” a ele a priori.

Com todas as informações relativas aos Cursos existentes no Ensino Superior extremamente bem organizadas, notícias que tocam nos mais diversos pontos essenciais para todos os estudantes e um fórum onde os diálogos são sinceros e onde existe a ponte estudante – ensino superior, sem grandes formalidades ou complicações mas com a existência de uma enorme certeza e conhecimento de causa, podemos esclarecer todas as dúvidas no Uniarea, conhecer futuros colegas de curso, trocar ideias, seguir as pessoas com quem mais nos identificamos, partilhar histórias e sonhos (bem como medos e desilusões), pedir ajuda, fazer sugestões…

O Uniarea pode ser encarado como um ponto de partida ou um ponto de chegada. Na minha opinião, julgo que pode ser considerado ambos, pois quando o encontramos, estamos certamente necessitados de auxílio e de uma “voz da experiência”, digamos assim. Contudo, a determinada altura, quando tomamos a nossa decisão, quando já temos a noção daquilo que desejamos estudar futuramente, apercebemo-nos de que, na ausência deste site, a nossa vida não seria igual. Seríamos pessoas menos conhecedoras de determinados assuntos relevantes e, também, mais vazias.

Descreveria o Uniarea como um projeto que deu frutos, a junção de esforços e vontades, um caminho que ainda está a ser feito dia após dia com a maior das devoções, algo único e muito especial.

Na verdade, se estás a colocar os teus olhos neste site pela primeira vez… Do que é que estás à espera? Parte à descoberta e sê tu mesmo. Atreve-te a desbravar as portas fechadas da tua mente e não temas fazer perguntas “estúpidas” nem te sintas envergonhado.

Todos nós começamos por um patamar. Todos nós subimos degrau a degrau, lentamente ou com uma velocidade diferente. Ninguém é igual. Mas todos nós temos algo a dizer. Todos nós podemos expressar os nossos pensamentos e contribuir para uma mudança. Talvez individual, coletiva, talvez nacional, talvez global.

Aprendemos isto e muito mais no Uniarea, que nos ensina a ser nós mesmos, a realizar as melhores escolhas, a encontrar a nossa vocação e, claro, a aceitar as falhas que cometemos, pois falhar não é definitivo, é temporário. Podemos sempre tentar até atingir o nosso objetivo, nem que para isso tenhamos que cair mil e uma vezes.

Um enorme agradecimento a quem se levanta todas as manhãs e se dedica de corpo e alma a este site. Um enorme agradecimento a quem não desiste de auxiliar cada aluno. Um enorme agradecimento a quem não perde a paciência.

Acima de tudo, um enorme agradecimento a todas as pessoas que constroem este site com cada pedacinho de si!

Colabora!

Este texto faz parte de uma nova série de textos de opinião de alunos do ensino secundário e superior sobre a sua visão do ensino e da educação.

Gostavas de publicar um texto? Colabora connosco.