Médica doa mil milhões de dólares e elimina propinas a estudantes nos Estados Unidos da América

David Dee Delgado/The New York Times

Na passada segunda-feira, dia 26 de fevereiro, os estudantes do Albert Einstein College of Medicine, em Nova Iorque, tiveram motivos para celebrar.

Em frente a uma plateia repleta de alunos, a médica e antiga docente Ruth Gottesman anunciou que fez uma doação de mil milhões de dólares – o equivalente a 921 milhões de euros – à instituição, um valor que cobrirá as propinas dos estudantes que custam mais de 54 mil euros anuais.

Segundo Ruth, o dinheiro surgiu no seguimento de uma herança do marido, falecido em 2022. A fortuna vinha ainda com instruções: “Faz o que achares melhor” e Ruth percebeu de imediato o que queria fazer.

A sua doação permitirá a centenas de estudantes concluírem os seus cursos sem qualquer custo ou dívidas, permitindo ainda que pessoas de outras classes sociais sigam o seu sonho de serem médicas.

“Temos médicos incríveis, mas esta doação vai criar oportunidades para estudantes cujo estatuto económico não lhes permite sequer ingressar em faculdades de medicina.”

Ruth Gottesman

Recorde-se que os valores praticados pelas instituições de ensino superior americanas são muitas vezes elevados, tanto em taxas como nos documentos necessários para a candidatura às mesmas, razão que leva os estudantes a contraírem empréstimos ainda antes de concluírem os cursos universitários.

A doação de Ruth é já uma das maiores de sempre feitas a uma instituição de ensino nos Estados Unidos da América e os estudantes receberam com alegria a notícia, como se pode ver no vídeo abaixo: