O professor da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, Manuel Rocha Armada, foi eleito o melhor professor na área das finanças entre 47 países pelo Indian Institute of Finance. Trata-se do primeiro português a ser laureado por este comité internacional. A distinção, no âmbito da conferência internacional de investigação em finanças, decorreu em formato digital.
O júri elogiou ainda os contributos, socialmente relevantes, de Rocha Armada em consequência da sua investigação, da docência em diversos países, das diversificadas parcerias desenvolvidas e dos inúmeros cargos desempenhados a nível nacional e internacional, entre outros aspetos.
Manuel José Rocha Armada nasceu em Melgaço e vive em Braga. É licenciado em Gestão pelo ISEG, mestre em Management Science pela Universidade de Kent e doutorado em Business Administration pela Manchester Business School (Reino Unido). O professor catedrático faz parte do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais (NIPE) da EEG-UMinho, da Academia Mexicana de Ciências da Administração e do conselho editorial de várias revistas internacionais. É também docente visitante convidado em várias universidades, como Bérgamo (Itália), Saragoça, Santiago de Compostela (Espanha), Mackenzie, São Paulo (USP), Unisinos, Getúlio Vargas, PUC-Rio, PUC-Paraná (Brasil), Agostinho Neto (Angola) e MIT (Tunísia). Foi igualmente professor visitante na London Business School, Manchester Business School (Reino Unido) e The Wharton School (EUA).
Obteve o Best Paper Award (em coautoria) em três congressos e tem organizado vários eventos a nível mundial. O próximo é a 29ª Global Finance Conference, que Braga acolhe em junho de 2022 e vai ter como orador principal Robert Engle, da Universidade de Nova Iorque (EUA). Trata-se do terceiro Prémio Nobel em Economia que Rocha Armada convida para iniciativas organizadas pela UMinho, após Robert Merton, do MIT (2019), e William Sharpe, da Universidade de Stanford (2011), nos EFMA Meetings.