Mudei-me para o porto. Estava super entusiasmada mas confesso que aquela noite anterior ao primeiro dia de faculdade foi uma noite de andar literalmente de um lado para o outro na cama e dormir que é bom “tá quieto”!
Lá acordei no dia seguinte, e o meu pensamento era “e a praxe?” Não, não era “como é que vão ser os meus colegas?” Ou “será que vou gostar dos professores?” Nada disso! Era só mesmo “e a praxe?”. Sempre quis experimenta-la e nunca tive uma opinião baseada naquilo que ouvia ou naquilo que me diziam. E posso dizer-vos que ter agido assim foi a melhor coisa que fiz porque sem duvida que a praxe foi a melhor coisa que levei do meu ano caloiro! Por isso futuro caloirinho(a) não tenhas medo nem vás pelo que te dizem. Vai por ti e tira TU as tuas próprias conclusões. Se tiveres bons praxistas, vais ser bem praxado! E se fores bem praxado vais perceber que a praxe é muito mais que integração. É respeito, é tradição, é transmissão de valores, é crescer, é tudo aquilo de bom que tu queiras tirar dela!
Nunca me obrigaram a fazer nada, tudo o que fiz foi porque quis e porque me sentia bem em fazê-lo. E se não o tivesse feito ia ser “amigos à mesma!”
Vai haver uma frase que vais ouvir muito mas ao mesmo tempo vais ficar “oh valha-me Deus, sempre o mesmo. Já percebi, já percebi que este vai ser o melhor ano da minha vida (dizes tu que estás de preto) e que vai passar num instante e blá blá blá” mas assim num tom desprezível. Agora digo-te. Eu que passei pelo que vais passar, confirmo TUDO, mas mesmo TUDO aquilo que essa pessoa de preto te vai dizer. Passa tudo a correr, quando deres por ti A ou As semanas da receção já acabaram. Depois acaba o semestre. Começa o segundo e já só pensas na queima. Chega a queima (sem duvida a melhor semana da minha vida, e não, não foi por ir para o recinto todos os dias e ficar lá até de manhã. Foi mesmo pela praxe, mas uma vez, “a praxe”) e quando deres por ti estás nos exames finais! E depois vais por as mãos na cabeça e vais pensar “como é que é possível? Este ano passou a correr! Quero voltar!” E aí já vais dar razão aquela pessoa de preto que sempre te disse “aproveita este ano ao máximo, faz a merd* toda enquanto podes porque ano como este, nunca mais vais ter. E quando deres por ti, estás no fim!”
Entra com o pé direito, vai sem medos! Acredita que dava tudo para poder fazer o tempo voltar atrás e estar outra vez na tua posição para poder vestir o meu kit, gritar o ponto (vais saber o que isso é em breve, espero!) , ficar à frente dos magníficos doutores nos jantares, chegar a casa aos fins de semana e só falar da praxe…!
Vai com tudo! E nunca te esqueças que esta vida passa num instante….
Por isso da minha parte, já só me resta desejar-te boa sorte!
Colabora!
Este texto faz parte de uma série de textos de opinião de alunos do ensino secundário e superior sobre a sua visão do ensino e da educação.
Gostavas de publicar um texto? Colabora connosco.