(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Networking, o que é?
Quando ingressamos no ensino superior e, mais tarde, no mercado de trabalho, uma das palavras mais ouvidas é “Networking“. Mas, afinal, o que significa e porque é dada tanta importância a este conceito?

Network surge da expressão rede (net) de trabalho (work) e é, nada mais nada menos, que a nossa rede de contactos a nível profissional. O networking advém deste conceito como a ação de cultivar uma boa rede de contactos profissional, possibilitando a troca de insights e conhecimento entre pessoas, que possa ser benéfica para ambas as partes.

Já ouviste falar na teoria que defende que estamos ligados a qualquer pessoa no mundo apenas à distância de seis relações interpessoais? Esta é a prova de que conseguimos comunicar com quem pretendermos, basta procurar fazê-lo.



 
O networking baseia-se nesta premissa: conseguir criar uma rede de contactos suficientemente forte para que consigamos alcançar qualquer pessoa que possa causar um impacto positivo no nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

E de que forma podemos nós melhorar a nossa network

1. Interação
A verdade é que, com o tempo, os estudantes começam a revelar uma preocupação cada vez maior com o seu futuro profissional, procurando saber que áreas são do seu interesse, que funções se imaginam a exercer futuramente, que experiências gostariam de ter, etc.
E, para satisfazer esta curiosidade, nada melhor que falar com pessoas que já tiveram as mesmas dúvidas que nós e se encontram agora numa fase mais estável do seu percurso, seja a nível académico ou profissional.
Então, sempre que tiverem dúvidas ou precisarem de ouvir diferentes opiniões e testemunhos de experiências, não tenham medo em chegar-se à frente e abordar um conhecido vosso ou não, que certamente terá todo o gosto em ajudar-vos. Cada conversa é uma oportunidade!

2. Redes Sociais
Qualquer rede social pode ter um grande impacto na tua network sendo que, por vezes, o segredo está em seguir as páginas certas, procurando utilizar estas aplicações da melhor maneira possível.

LinkedIn é uma das redes sociais mais importantes e úteis para a tua rede de contactos profissionais, desde empresas que partilham oportunidades de emprego a profissionais com um vasto conhecimento e experiências que podem ser do seu interesse. Aqui, podes encontrar de tudo, basta estares atento!

3. Eventos
Todos os dias vemos novos eventos a serem divulgados: workshopswebinares, cursos, debates, concursos, etc… A lista é interminável, portanto, porque não aproveitá-la a nosso favor?

Eventos são uma ótima ferramenta de networking, que muitas vezes não é aproveitada a 100%. Por isso, não hesites em marcar presença em eventos: inscreve-te, vai e conhece as experiências dos que te rodeiam, ouve o que têm para te dizer e, no final do dia, vais sentir que não só aprendeste muito, como também conheceste novas realidades que, quem sabe, te podem vir a abrir novos horizontes.

Hoje em dia, para alcançares os objetivos que tanto ambicionas, não te foques apenas em ter um bom currículo. Procura conhecer e dares-te a conhecer, semeia relações, explora tudo o que o mundo tem para te dar e acredita que chegarás mais longe!

Colabora!

Este texto faz parte de uma série de textos de opinião de alunos do ensino secundário e superior sobre a sua visão do ensino e da educação.

Gostavas de publicar um texto? Colabora connosco.