30 de julho, Dia Internacional da Amizade.
Reconhecida como uma data onde se reafirma a importância da existência de uma “Cultura de Paz e Não Violência” proposta pela ONU, o Dia Internacional da Amizade reforça a importância deste valor nas nossas relações interpessoais, consciencializando para a criação de pontes entre comunidades e celebrando a diversidade cultural.
Atualmente, podes encontrar uma variedade de programas de intercâmbio que te possibilitam não só passar uma temporada a estudar no estrangeiro, como fazer parte da vida e cultura do país anfitrião. Entre esses programas, um dos mais conhecidos é o ERASMUS+, criado em 1987 pela Comissão Europeia e que já permitiu a mais de 3 milhões de estudantes a possibilidade de realizarem parte do seu percurso académico numa instituição de ensino superior no estrangeiro.
Através do ERASMUS+ podes desenvolver uma série de competências que, de modo contrário, seriam adquiridas de forma muito mais lenta, como por exemplo o desenvolvimento de competências linguísticas, sociais e culturais e reforçando o ganho de independência, novas experiências internacionais e o contacto com outras realidades.
A Matilde, o Daniel e o Henrique são três estudantes portugueses, recentemente licenciados pela Faculdade de Economia do Porto e que aceitaram falar um pouco sobre a sua experiência Erasmus durante o 1º semestre de 2022/2023 e sobre as memórias que construíram juntamente com as amizades que fizeram durante o programa:
“O meu semestre de Erasmus em Oslo, na Noruega, foi uma experiência que ficará gravada no meu coração para sempre. Durante esse semestre, fiz amizades incríveis que perduram até hoje, tive experiências maravilhosas com os amigos que fiz lá, e vi paisagens lindas, incluindo fiordes, auroras boreais, e muita neve.
Obrigada, Oslo, por tudo o que me proporcionaste e por todos os amigos que vou levar para a vida.” – Matilde Nogueira, Erasmus em Oslo (Noruega).
“Num momento inicial, rapidamente percebi que a maior parte das pessoas também não conhece ninguém e todas as pessoas que vêm em mobilidade têm o interesse de fazer conexões com outros de modo a tornar a experiência o mais memorável possível. Dito isto, e também devido à semana excelente de integração planeada pelos alunos de Tilburg (Top Week), foi fácil construir amizades com pessoas das mais diversas culturas. No ERASMUS acredito que o facto de se fazer tudo com outros, seja comer, estudar, viajar e sair à noite, faz com que a experiência crie amizades duradouras e significativas. O semestre em que eu fiz mobilidade apanhou também o mundial de futebol de 2022, e a experiência de ver diferentes jogos com os diferentes grupos de pessoas dos países no torneio foi realmente inesquecível.
Em suma, o ERASMUS foi realmente marcante. Mesmo que nunca mais veja muitas das pessoas que conheci, consigo olhar com felicidade para as memórias feitas nos meus seis meses de mobilidade.” – Daniel Carvalho, Erasmus em Tilburg (Países Baixos).
“Os quase 5 meses que estive em Riga a fazer Erasmus foram para mim memoráveis. Ir em Erasmus é bem mais que estudar num país diferente. É testar a capacidade de viver longe de família e amigos e aventurar-se a conhecer novas pessoas de países diferentes, que eventualmente se tornarão amigos para a vida, e com quem partilhar momentos únicos.
Arranjar um equilíbrio entre os estudos e tempo para “turistar” é fulcral, mas capaz de se atingir! Ainda hoje em dia relembro com saudade os inúmeros jantares tardios de conversa, jogos e festa, pub crawls onde amizades começavam com um brinde, boat parties e festas com música latina (difícil de encontrar em países dominados pela techno), viagens de grupo pela Letónia e países vizinhos (visitar mais de 5 países em 5 meses é mais do que normal em Erasmus) e, por mais incrível que pareça, festas temáticas na própria faculdade!
Resumindo, é uma experiência boa demais para ser desperdiçada!” – Henrique Sousa, Erasmus em Riga (Letónia).
Se desejares seguir o exemplo da Matilde, do Daniel e do Henrique, sair da tua zona de conforto, expandir o teu círculo de amigos e ser o próximo membro da comunidade Erasmus, consulta esta página para saberes como te podes candidatar e quais os documentos que necessitas obter para tirar o máximo partido desta aventura.
E se por acaso já terminaste os estudos, mas gostavas de ter uma experiência internacional, temos boas notícias: o programa Erasmus+ possui várias oportunidades de intercâmbio para professores, formação de pessoal docente e não docente, estágios e programas de voluntariado, entre outros.
Lança-te à aventura e expande os teus horizontes, porque afinal de contas, a amizade merece ser celebrada!
Artigo elaborado em parceria com a Comissão Europeia.