(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O ranking mundial da QS TOP Universities “TOP 50 under 50” foi divulgado esta semana e apenas uma Universidade Portuguesa figura na lista – a Universidade NOVA de Lisboa.

Desde 2012 que este ranking tem acompanhado os progressos das mais novas instituições de ensino superior e pretende destacar aquelas que estão a ter um rápido impacto nos rankings globais. Estas são as instituições que ao longo dos últimos tempos tem desafiado os players que já estão estabelecidos no mercado.

Foram avaliadas mais de 3 mil universidades em todo o mundo com base em diferentes indicadores, tais como a reputação académica; a reputação dos empregadores; o número de citações das publicações efetuadas  por professores e investigadores afiliados às instituições no universo académico em causa; o rácio professor-aluno; o corpo docente internacional e o número de estudantes internacionais.

Este é já o 3°ano consecutivo em que a Universidade NOVA de Lisboa está presente no ranking, em 2013 obteve o 46°, em 2014 o 36° e em 2015 o 45º lugar.

Segundo António Rendas, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, “Estes resultados refletem o trabalho desenvolvido pela Universidade NOVA de Lisboa, enquanto instituição globalmente empenhada em garantir um ensino de elevada qualidade, reconhecido, entre outros indicadores, pelos notáveis resultados na primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior. Também a investigação científica que se efetua na NOVA é excelente em muitas áreas, com reconhecimento público e financiamento competitivo a nível internacional. O ambiente académico da NOVA, em qualquer das suas Unidades Orgânicas, é capaz de assegurar elevados níveis de sucesso profissional aos seus estudantes.”

Em abril tínhamos também já divulgado o ranking das 100 melhores Universidades com menos de 50 anos da revista “Times Higher Education”.