O Instituto Superior Técnico (IST), da Universidade de Lisboa, tem um projeto para reconverter a antiga gare de eléctricos do Arco do Cego numa unidade polivalente de apoio ao seu campus. As obras deverão começar no fim deste ano e estar concluídas no início de 2017.
A apresentação do futuro espaço de encontro, aprendizagem e investigação académica decorreu nesta segunda-feira no Salão Nobre do Técnico. Denominado de Técnico Learning Center, este será especialmente dedicado aos alunos e à interação entre estes e as empresas, sendo “aberto a toda a academia de Lisboa”, segundo Arlindo Oliveira, presidente do instituto.
A antiga estação de eléctricos foi cedida ao IST em 2011, que transforará a restante estrutura num centro académico construído e gerido pela instituição, contíguo ao jardim bem conhecido pelos estudantes universitários lisboetas e integrado na envolvente urbana. Cerca de 20% do espaço será utilizados para instalar o Posto de Socorro Avançado dos Sapadores Bombeiros, substituindo o atual quartel da Av. Defensores de Chaves.
Como podes ver no estudo prévio de arquitetura, disponível aqui, este centro será composto por um espaço social de encontro, com cafetaria, lounge e espaço comercial, e também por uma grande área polivalente destinada a exposições, mostras, conferências e seminários. Conta também com um espaço que oferecerá aos estudantes um lugar de estudo, complementar às salas de aula e uma área com serviços na área das tecnologias de informação, como computadores com serviço de impressões e fotocópias.
Pode ver mais informação neste vídeo da apresentação do espaço da responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa: