(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e a Fundação Vasco Vieira de Almeida (Fundação VVA) instituíram um novo galardão na área das Humanidades, o Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida.

O Prémio, que será atribuído de dois em dois anos e terá um valor de 20.000 euros, aos quais acrescem 5.000 euros para apoio à publicação do trabalho vencedor, inédito, pela Imprensa da Universidade de Lisboa, irá distinguir o melhor trabalho científico submetido por licenciados, mestres, doutorados ou investigadores pós-doutorados da FLUL.



Instituído em homenagem ao filósofo e eminente professor catedrático da Faculdade de Letras Francisco Vieira de Almeida, este novo prémio pretende destacar valores em várias áreas de investigação em Humanidades, valorizando a originalidade, a inovação e os contributos para o avanço do conhecimento dos trabalhos científicos a concurso.

O Director da FLUL, Miguel Tamen, explica que o Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida “foi generosamente instituído em memória de um dos nossos melhores professores, e aliás também nosso director. É um dos maiores, senão o maior, prémio de ensaio atribuído em Portugal”. Miguel Tamen sublinha, também, que o Prémio é tanto mais importante quando “as Humanidades sofrem hoje frequentemente de um impulso centrífugo, que tende a dividi-las em áreas e discursos incomensuráveis, e muitas vezes as torna paródias empobrecidas das ciências e da acção política”.

O Professor Francisco Vieira de Almeida é apresentado pelo filho Vasco Vieira de Almeida como “um homem de enorme coragem e intervenção cívicas, e um corajoso e coerente lutador pela liberdade, o que o levou duas vezes à prisão pela Ditadura na defesa dos valores por que sempre se bateu”. Vasco Vieira de Almeida lembra, por isso, outro dos desígnios do Prémio: “celebrar a acção e a vida de uma das personalidades mais importantes da vida intelectual portuguesa do século passado”.

As candidaturas à primeira edição deste novo prémio na área das Humanidades decorrem online até 31 de Maio de 2020 e a divulgação dos resultados está prevista para 30 de Outubro do mesmo ano. Todas as informações sobre o prémio encontram-se disponíveis no site da instituição.