Novos estudantes do Politécnico de Setúbal mobilizam-se para ação de limpeza do Sado


Os novos estudantes do Politécnico de Setúbal (IPS) participaram ontem numa ação de limpeza das margens do Estuário do Sado, iniciativa que se repete anualmente desde 2018 e que este ano assinalou também o Dia Nacional da Sustentabilidade, efeméride que lembra a data (25 de setembro de 2015) em que foram adotados pela ONU os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

A operação de voluntariado, parte integrante do programa de acolhimento aos novos estudantes do IPS, mobilizou cerca de 500 jovens, que se distribuíram por várias das zonas consideradas críticas na margem norte do Estuário do Sado. Ao todo, foram recolhidas cerca de 2, 5 toneladas de resíduos, que serão encaminhadas para a Amarsul – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, através da Junta de Freguesia do Sado. A ação contou igualmente com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, que disponibilizou os sacos para a recolha.

No âmbito de mais uma Semana de Acolhimento, com diversas atividades agendadas para promover a integração de quem chega de novo à comunidade académica do IPS e às cidades de Setúbal e do Barreiro, a instituição e a sua Associação Académica (AAIPS) voltam a apostar nesta praxe alternativa, que reitera um forte compromisso com a preservação do património natural da região.

Neste dia, os estudantes recém-chegados foram igualmente introduzidos aos vários projetos a decorrer no IPS para promoção da sustentabilidade ambiental e responsabilidade social, entre eles o programa Eco-Escolas, ações de voluntariado e sessões de divulgação e reflexão sobre os ODS.