(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Acabaste de entrar para a faculdade e não conheces ninguém? Gostas de discutir e aprender mais sobre o mundo? A SDUL oferece-te tudo isto com o debate competitivo.

A Sociedade de Debate da Universidade de Lisboa realiza debates no modelo British Parlimentary, o modelo mais usado a nível internacional, para te dar a oportunidade de debateres temas desde relações internacionais, a cultura popular, a política e psicologia (entre muitos outros). Apesar da pandemia, o Debate Competitivo Universitário não parou, mantendo atividades online semanalmente, desde debates a torneios e socials. A SDUL foi fundada há 6 anos, tem cerca de 100 sócios ativos atualmente, produzindo a maior comitiva no Torneio Nacional de Debate Competitivo Universitário nos últimos 4 anos e sendo a sociedade pioneira do Campeonato Mundial de Debate em Língua Portuguesa, unindo a comunidade lusófona num evento que vai agora na sua 3ª edição.



Aqui ficam alguns testemunhos sobre o impacto do debate:

Francisca Baptista, estudante de Direito – FDL

“Quando entrei na SDUL não me sentia nada à vontade em falar em público, tinha dificuldade em problematizar temas que não dominava e não me sentia confortável a pensar sob pressão. Passei um ano a participar em debates semanais, a ir a torneios e a conviver com alunos de áreas de estudo muito diferentes da minha (economia, relações internacionais, engenharia, psicologia, medicina, …) e não me podia arrepender menos. Sair da minha zona de conforto e ter tantas experiências de aprendizagem fez-me crescer muito e criar novas amizades com pessoas muito diferentes e interessantes, adoro debater, estar à frente da sala a argumentar e expor o meu caso, o desafio de defender ideias contrárias às minhas, trabalhar em equipa e conhecer pessoas novas. Se também estás à procura de um sítio onde aprender a desenvolver as tuas ideias, a estruturar o teu discurso e ganhar espírito crítico, então a SDUL é a casa certa!”

Francisca Baptista, estudante de Direito – FDL

David Greer, estudante de Psicologia – FPUL

“Juntei-me à SDUL porque sentia-me frustrado por não conseguir expressar plenamente as ideias que tinha na minha cabeça. Apresentações de grupo na faculdade stressavam-me e sentia sempre que nunca conseguia mostrar claramente o que tinha aprendido aos professores, ficava muito nervoso e  esquecia-me sempre de dizer alguma coisa importante.

A SDUL deu-me o apoio e as competências para desenvolver as minhas capacidades de comunicação: Hoje, adoro intervir em aulas e fazer apresentações, assim como já dei várias formações a centenas de pessoas que se sentiam como eu, algo que há dois anos atrás parecia-me impossível. Devo muito à SDUL e sem dúvida alguma que as competências que desenvolvi aqui irão permanecer comigo para o resto da minha vida académica e profissional.

Recomendo a todos que se sintam como eu a experimentar debate competitivo!”

David Greer, estudante de Psicologia – FPUL

Sofia Narciso, estudante de Psicologia – FPUL

“Sempre gostei de debater, e apesar de ter estranhado ao início o modelo competitivo de debate, juntar-me à SDUL enriqueceu a minha vida de imensas formas. Todos os debates aprendo imenso, através de ser obrigada a pensar em questões novas e em perspectivas diferentes das minhas ou ouvindo os outros, com alunos de todo o tipo de áreas. Tanto para quem é competitivo ou quem simplesmente gosta do convívio, os debates valem sempre a pena. Tendo sempre gostado de representar e de falar em público, penso que aquilo que retirei principalmente da minha experiência na SDUL foi a capacidade de sair da minha bolha e considerar opiniões diferentes das minhas e aprender a analisar problemas de uma forma mais pragmática, mesmo quando estas tocam num assunto sensível. Por último, a comunidade do Debate Competitivo é espetacular, juntando pessoas de todo o tipo num desporto que os motiva sempre a saber mais e a criar amizades depois de passarem uma hora a discutir uns com os outros. A SDUL tornou-se a minha casa e família e o meu percurso certamente não seria o mesmo se eu não tivesse decidido experimentar ir a um debate, que depois tornou-se em rotina e em torneios, e em saídas e em duradouras amizades e projetos que me sinto grata de ter.”

Sofia Narciso, estudante de Psicologia – FPUL

A SDUL realiza debates através do Zoom todas as Segundas e Quintas, às 18h30! Para mais informações visita a nossa página de Facebook ou de Instagram.