A SDUL – Sociedade de Debate da Universidade de Lisboa é uma organização estudantil sem fins lucrativos que procura, através do espírito construtivo, criativo e desafiante do debate competitivo, fomentar o desenvolvimento dos estudantes e restante comunidade da Universidade de Lisboa – através das suas competências comunicativas, técnicas e humanas.

A SDUL organiza desde debates semanais a conferências, de torneios a formações, procurando ser a ponte entre as ideias e criando um ambiente de verdadeiro convívio e crescimento para todos os seus estudantes, através do estímulo à argumentação, oralidade e espírito crítico.



A sua estrutura reparte-se em 3 pólos: ISEG, Cidade Universitária e Ajuda, onde oferece por semana 5 debates semanais. Em cada pólo há membros prontos a receberem-te e dar-te a conhecer o incrível mundo do debate.

Além das suas atividades regulares, a SDUL faz-se representar constantemente nas principais competições de debate competitivo a nível nacional e internacional, organizando ainda vários torneios de debate. Organiza todos os anos um Open de caracter nacional e nos últimos 3 anos tem se elevado com a organização também de uma competição internacional: a Lisbon Debating School que contou com a presença de alguns dos mais prestigiados oradores e adjudicadores a nível europeu; e as 2 primeiras edições de um projeto criado por si de raíz: Campeonato Mundial de Debate em Língua Portuguesa.

A SDUL é o espaço onde pessoas com origens, características e perspetivas tão díspares são acolhidas, acreditando que por cada ideia há a necessidade de uma ponte e por cada ponte há um passo rumo a uma Sociedade Melhor.
Segue-os em www.facebook.com/debatesdul/

O epicentro do debate lusófono está a chegar!

Depois da 1a edição, que decorreu na Escola Secundária São João do Estoril e no Centro de Congressos do Estoril, em Cascais, sempre sob o apoio da Câmara Municipal local, a SDUL – Sociedade de Debate da Universidade de Lisboa lança a 2a edição do Campeonato Mundial de Debate em Língua Portuguesa (CMDLP). Decorrerá de 23 a 28 de abril, no Instituto Superior de
Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. O evento, tal como no ano transato, divide-se em 3 componentes: o Ciclo de Conferências, com convidados de renome da Lusofonia; o Ciclo de Formações, temáticas e relacionadas com o debate; e, por fim, o Torneio da Lusofonia (sob formato de Debate Competitivo, em modelo Parlamento Britânico), sendo este último de 26 a 28 de abril. Esperam-se mais de cem estudantes provenientes de toda a Lusofonia, que terão a oportunidade de esgrimir argumentos e ideias num verdadeiro intercâmbio cultural.

Dia 23 de Abril haverá uma Conferência para encerrar o Ciclo de Conferências que começará já no dia 25 de março sobre Os Desafios da Mulher no Século XXI, também no ISEG. No dia 24 e 25 teremos dois dias dedicados somente à formação, onde todos os participantes, dos menos aos mais experientes poderão melhorar as suas skills de debate num programa que a equipa de Chefes de Adjudicação do Torneio já está a preparar. Na sexta-feira de dia 26 a manhã e tarde será dedicada a momentos culturais e à cerimónio de abertura, sendo que depois do Jantar inicia-se o Torneio com a 1a ronda de debates. No sábado teremos 4 rondas de debate que fecharão a fase pré-eliminar. Depois do jantar de sábado é anunciado que equipas passarão à fase a eliminar que decorrerá no Domingo. As fases a eliminar serão compostas por Quartos-de-final (se necessário), Meias-Finais, Final de Iniciados (para oradores com menos de 1 ano de experiência em Debate Competitivo BP) e a Grande Final.

Este evento conta com o apoio de instituições de relevo lusófono como a CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa, a AULP – Associação de Universidades de língua Portuguesa, UNESCO Portugal, Embaixada do Brasil e Timor, Adecco, IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, entre outros.

Caso queiras participar e queiras treinar antes do Campeonato, procura a Sociedade de Debate da tua Universidade e informa-te sobre os seus debates semanais. Caso sejas de Lisboa, a SDUL tem ao teu dispor 5 debates semanais: Segunda-Feira no ISCSP às 15h e na Cidade Universitária às 19h, Terça às 18h30 no ISEG, Quarta às 18h na Cidade Universitária e Quinta às
14h30 no ISEG. Podes estar à par de todas essas atualizações na página de Facebook e de Instagram da SDUL.

De 24 a 28 de abril, Lisboa será o epicentro do debate lusófono! Vê como podes participar na página do evento. Inscrições em: http://www.sdul.pt/ii-
campeonato-mundial/