Muitos são os Órgãos de Representação Estudantil que temos “à nossa disposição”: Núcleos, Associações de Estudantes, Federações e Associações Académicas, Conselhos de Escola, Senados, Conselhos Gerais… Tantos outros tantos podem existir e com outras designações, mas funções semelhantes. A minha realidade é a de Lisboa, da Universidade de Lisboa mais concretamente, mas os problemas que denuncio são comuns a todo o país.
Há algo que me incomoda sobre as intenções de cada um querer integrar estes Órgãos de Representação Estudantil.
Quando me dizem que querem concorrer ou que querem integrar um Órgão de Representação Estudantil para ganharem pontos no currículo, não consigo disfarçar a minha cara de repúdio. Um cargo de dirigente associativo estudantil certamente nos dota de várias competências importantes para o futuro, contudo, obtê-las não deve ser o nosso objetivo final, mas sim um meio para ter um melhor desempenho a representar os estudantes.
Um Órgão de Representação Estudantil NÃO É para nos dotar de reconhecimento, de prestígio e mérito. Um Órgão de Representação Estudantil É para servir os Estudantes, assegurar a sua auscultação e representação e defender os seus interesses e aspirações.
Além disto, há quem se sirva dos Órgãos de Representação Estudantil para criar ou fazer manutenção de jogos e guerras políticas.
Refiro-me ao “Não concordo, porque foi o outro que disse.”, quando na verdade estamos lá para o mesmo, supostamente. Esta escaramuça constante para ver quem monopoliza o plano em que caminham, tentando sempre golpear e enfraquecer os seus colegas académicos, que é cada vez mais notória e nada traz de bom para os Estudantes e para a sua união. Muitos são os casos em que se impedem associados de estar presentes nos demais contextos e lutas por puro capricho, renegando as palavras e votos de união proferidos por si em momentos de eleição e em momentos de palco.
Um Órgão de Representação Estudantil NÃO É para criar ou fazer a manutenção de jogos e guerras políticas. Um Órgão de Representação Estudantil É para servir os Estudantes, assegurar a sua auscultação e representação e defender os seus interesses e aspirações.
Nós Estudantes, estamos de olho em todos vocês que instrumentalizam o associativismo estudantil para os vossos fins egoístas e vis, esquecendo-se ou ignorando que estamos aqui para servir os Estudantes, assegurar a sua auscultação e representação e defender os seus direitos e aspirações. Apelo à união dos Estudantes, pela Academia que merecemos, pelo Ensino Superior que merecemos. Não deixemos que façam de nós gato-sapato. Informem-se, questionem e cooperem com os Órgãos de Representação Estudantil que vos representam e estejam presentes em tudo o que contribui para a democracia no Ensino Superior.
Colabora!
Este texto faz parte de uma série de textos de opinião de alunos do ensino secundário e superior sobre a sua visão do ensino e da educação.
Gostavas de publicar um texto? Colabora connosco.