O movimento júnior (e porque deves fazer parte dele)


Atualmente, numa época onde a valorização de atividades extracurriculares no mercado de trabalho ganham um lugar destaque, o Movimento Júnior apresenta-se como um salvador! A possibilidade de desenvolver projetos no contexto académico que se liguem diretamente às empresas, permite desenvolver competências pessoais e profissionais que a aprendizagem em sala de aula não consegue proporcionar, tornando-te um futuro profissional muito mais completo.

Assim, nesta perspetiva, sejas estudante ou futuro estudante do Ensino Superior, a possibilidade de ingressar na Júnior Iniciativa ou Júnior Empresa da tua Universidade traz-te inúmeras vantagens. Por isso, conto-te a minha experiência!

Ingressei na Juniscap Business Solutions, a Júnior Iniciativa de Consultoria de Marketing do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, em 2020, com o objetivo de usufruir de experiências e desenvolver competências interpessoais e comunicacionais que a sala de aula e a minha licenciatura em Marketing simplesmente não conseguiam proporcionar-me.  

A Juniscap Business Solutions, fundada em 2018, apresenta-se como uma Júnior Iniciativa dedicada à consultoria de Marketing. É constituída por estudantes das diversas licenciaturas e mestrados do ISCAP, resultando numa equipa onde a troca constante de diferentes perspetivas e opiniões são a norma. Para além destas sinergias, a possibilidade de aceder a formações gratuitas em áreas como a Comunicação, Marketing e até Recursos Humanos permite a diversificação e aprofundamento de conhecimentos, garantindo  que me torno numa profissional com maior capacidade de resiliência, dinamismo e proatividade.

A equipa da Juniscap Business Solutions

No que toca à minha experiência pessoal, esta inicia-se no Departamento de Marketing onde surge a oportunidade de assumir o leme, a par da restante equipa do Departamento, da estratégia de crescimento da Juniscap a nível digital. Para executar esta estratégia, envolvi-me na criação de uma identidade diferenciadora para a Juniscap Business Solutions e  na conceção de um plano de comunicação que fornecesse conteúdos de interesse a todos os seguidores e que, ainda, convencesse os alunos a juntarem-se à iniciativa. Por outro lado, esta estratégia tinha também como objetivo promover uma efetiva comunicação da juniscap junto de outras associações do Movimento Júnior e, ainda, de potenciais clientes. 

Para além de tudo isso, o contacto direto com clientes de pequenos negócios que querem levá-los mais longe, seja através da gestão dos seus projetos, seja no enquadramento nas equipas de execução dos serviços contratados, reforça o contacto com o mundo real, além de desenvolver competências ao nível da liderança, organização e gestão de conflitos internos e comunicacionais com a equipa e com os próprios clientes! Por experiência pessoal, a coordenação de um projeto com um cliente que consistia na gestão das redes sociais de uma Farmácia, revelou-se o maior desafio de todo o meu percurso na Juniscap Business Solutions. O projeto demonstrou-se desafiante a vários níveis, não só pela organização que o mesmo requer na execução de tarefas, como também a própria organização de toda a equipa envolvida e a procura de conteúdo apelativo enquadrado na temática do negócio. Destaco ainda o maior desafio de todos que se prendeu, predominantemente, com a procura da abordagem comunicacional mais correta junto do cliente e com a gestão das suas expetativas.

Se és um jovem proativo, cheio de ambição e de vontade de ir mais longe, o Movimento Júnior é para ti. Aqui poderás desenvolver as tuas competências,  ter um contacto próximo com o mercado de trabalho e, ainda, aumentar a tua rede de contactos. Não percas a oportunidade!

Colabora!

Este texto faz parte de uma série de textos de opinião de alunos do ensino secundário e superior sobre a sua visão do ensino e da educação.

Gostavas de publicar um texto? Colabora connosco.