O que precisas de saber sobre a Matrícula na Universidade

Foto de VitalikRadko | Depositphotos.com

Os resultados das Candidaturas através do Concurso Nacional de Acesso saem no próximo domingo, dia 27de agosto. Potencialmente, poderás saber já durante a tarde de sábado, mas sugerimos que acompanhes as nossas redes sociais para saberes o momento em que começarem a ser enviados os resultados por email.

Quando souberes os resultados será tempo de começar a pensar nas matrículas na instituição de ensino superior em que ficares colocado. Este é o momento em que começas a conhecer a instituição em que irão estudar, bem como os planos curriculares exigidos pelo curso em que entraste, pois será necessário efetuar uma inscrição às unidades curriculares exigidas no primeiro ano do curso.

Apenas depois da matrícula e inscrição às unidades curriculares, é que podes te podes considerar oficialmente um aluno do ensino superior. Para que tudo corra bem, fazemos aqui um apanhado com algumas informações relativas ao processo de matrícula na tua Instituição de Ensino superior.

Prazos para Matrícula nas Instituições de Ensino Superior Públicas

Para o ano 2023/2024 os prazos de matrícula e inscrição no Ensino Superior Público são:

  • Matrícula e inscrição nas instituições de ensino superior dos candidatos colocados na 1.ª fase do concurso nacional: 28 a 30 de agosto;
  • Matrícula e inscrição nas instituições de ensino superior dos candidatos colocados na 2.ª fase do concurso nacional: 17 a 19 de setembro;
  • Matrícula e inscrição nas instituições de ensino superior dos candidatos colocados na 3.ª fase do concurso nacional: 30 de setembro a 2 de outubro.

Onde e como realizar a Matrícula

Até ao início da pandemia, as inscrições e matrículas nas instituições de ensino superior eram feitas exclusivamente de forma presencial, em que até costumava existir um acompanhamento por alunos mais velhos do curso. Com o início da pandemia em 2020, foi preciso mudar estes procedimentos tendo transitado tudo para exclusivamente online. Entretanto, com o aliviar das medidas, algumas instituições adotaram o procedimento online de forma definitiva, outras voltaram a fazer matrículas exclusivamente de forma presencial e outras estão a fazer das duas formas.

Assim, não há uma única resposta para esta questão, tens mesmo de ver junto da instituição de ensino superior onde ficares colocado como serão organizadas. Vê nas páginas iniciais de cada instituição e/ou nas publicações nas redes sociais se já divulgaram algo. É muito provável que o façam até domingo.

Documentos necessários para a Matrícula

A documentação necessária para a primeira matrícula no Ensino Superior pode mudar dependendo da Instituição de Ensino Superior à qual te candidataste. Mas há alguns que são mais habituais, que aproveitamos para listar aqui:

  • Cartão de Cidadão;
  • Fotografias a cores (tipo passe);
  • Boletim Individual de Saúde com a vacina Antitetânica atualizada;
  • Pré-Requisitos de Matrícula (se o curso o exige).

A comprovação da identidade, em matrículas online, pode ser exigida através da Chave Móvel Digital, que aconselhamos que peças, já que te poderá ser útil no futuro noutros processos burocráticos semelhantes. Explicamos como pedir neste nosso artigo: 

As 7 coisas que podes fazer antes dos resultados das colocações

Pagamentos que terei de fazer

Há dois pagamentos que serás certamente obrigado a fazer no ato da matrícula:

  • Taxa da Matrícula;
  • Seguro escolar.

O valor tanto de um como de outro dependerá de cada instituição de ensino superior, mas estamos a falar de valores que rondam entre os 20€ a 40€. 

Além destes dois valores, a instituição de ensino superior poderá exigir o pagamento da 1.ª prestação das propinas. No entanto, caso estejas a concorrer à bolsa de estudos, podes pedir para não pagar este valor, desde que apresentes um comprovativo como fizeste a candidatura à bolsa de estudos e estás à espera do resultado. Consegues esse comprovativo na área de Documentos da plataforma de candidatura à bolsa de estudos.

Pedido de Residência da Ação Social

É também nas matrículas que terás de fazer o pedido de alojamento nas residências da ação social da instituição de ensino superior em causa. A forma como cada uma dá seguimento ao processo dependerá do teu caso específico e a capacidade atual das residências da instituição superior. Regra geral, quanto mais deslocado fores, mais urgente será o tratamento o teu pedido. É comum teres alunos das ilhas, que sejam colocados em instituições de ensino superior no continente, a terem a atribuição da residência no próprio dia. Outros casos poderá demorar alguns dias a poucas semanas a ter uma resposta final. Se estás numa situação particular e sensível deves expor o caso aos serviços de ação social para que exista alguma prioridade no teu pedido.

Relembrando que, caso concorras à residência da universidade, e acabes por não ter lugar, terás acesso ao complemento de alojamento, uma ajuda do estado, complementar à bolsa de estudos, para te apoiar no pagamento de uma solução de alojamento privado. Mais detalhes sobre o funcionamento das bolsas e dos apoios no ensino superior neste nosso artigo: