Esta rubrica vai ser um pouco diferente, contudo, verás que irás gostar e que te irá ser bastante útil. O maior feito é captar a tua atenção, tenho uns conselhos que te servirão para a vida. Curioso? Anda daí!
Certamente que tu e eu somos bastante parecidos numa coisa, somos a geração da internet certo? Fazemos parte daquela geração que tem aquela necessidade de a toda a hora estar atualizado através de todas as redes sociais que tu e eu tão bem conhecemos, gostamos de expor alguns momentos do nosso dia-a-dia, sentimos necessidade de dizer aos outros o quão felizes ou tristes estamos, entre outras coisas. É inegável que as redes sociais e toda a exposição alheia nos marcam e definem de alguma forma. Não sei se contigo acontecerá o mesmo, mas eu questiono-me muito sobre a minha verdadeira identidade. Não que não saiba aquilo que sou, mas porque preciso de constantemente me adaptar a todas as mudanças que o próprio mundo exige. Acho fundamental e faz parte do nosso crescimento irmos completando a definição da questão “O que é que eu sou?” e sempre que escreveres a tua resposta coloca em primeiro lugar os elementos mais básicos e mais fundamentais que te definem. Repara que muitos dos jovens de hoje deixam-se levar pela onda do “swag” e dos bens-materiais e constroem a sua personalidade baseado apenas nessas coisas e parece que é só aquilo que interessa e que conta, mas o desafio que te lanço ao pensares na resposta a esta questão é eliminares todos os bens materiais que possuis, todos os carros, roupas de marca, tecnologias e afins. Reflete no teu verdadeiro eu, no que está dentro de ti, foca a tua atenção na tua família e nos teus verdadeiros amigos, naqueles que realmente te fazem bem e descreve tudo o que tens de bom e no que gostarias de vir a ter e modela a tua personalidade, ajusta-te a este mundo que todos os dias é tão devorador e exigente.
Acredito que muitos dos problemas de saúde mental que hoje se verificam poderiam ser atenuados se todos nós treinássemos esta adaptação. Claro que nem tudo é fácil e os psicólogos e os psiquiatras são fundamentais e muitas das vezes cruciais na mudança e no novo ajustamento e eu que o diga, mas repara nas minhas palavras, o que os psicólogos e os psiquiatras fazem é exatamente isto, é darem-te as ferramentas e acompanhar-te nesses passos da adaptação e da mudança porque o essencial e o segredo de uma boa saúde mental é apenas isto, capacidade de adaptação.
Aquilo que te quero alertar é que o teu verdadeiro eu é aquilo que tu transportas no teu interior e não o que exibes no exterior. Isso não te define porque a partir do momento em que essas coisas desaparecem só te fica o teu interior e esse é o que vai definir a pessoa que tu és e a tua própria capacidade de adaptação.
Gostava de saber a tua opinião sobre este desafio que te propus e juntos faremos esta mudança e adaptação ao longo do tempo e no futuro certamente que seremos pessoas mais felizes e preenchidas.
Desafio aceite? Esperarei aqui pelo teu feedback.
Juntos faremos a diferença 😉
Colabora!
Este texto faz parte de uma nova série de textos de opinião de alunos do ensino secundário e superior sobre a sua visão do ensino e da educação.
Gostavas de publicar um texto? Colabora connosco.