Orçamento de Estado 2025: sabe quais as medidas propostas para o Ensino Superior e a Juventude

Foto de HayDmitriy | Depositphotos.com

No início de outubro foi apresentada a proposta para o Orçamento de Estado 2025, que foi hoje aprovada na votação na generalidade e que será sujeita a votação no final de novembro, na Assembleia da República. O Orçamento de Estado é, assim, uma importante ferramenta de gestão governamental e cujas medidas têm impacto direto nas vidas dos cidadãos.

Neste artigo irás encontrar uma lista das medidas propostas para o próximo ano, no que diz respeito às áreas do Ensino Superior e da Juventude.

Ensino Superior

O objetivo principal do Governo no setor do Ensino Superior passa por garantir a equidade, o sucesso e o bem-estar de todos os estudantes, de forma que nenhum estudante seja excluído do acesso ensino superior por razões económicas.

 Juventude

O Governo tem como uma das suas prioridades centrais a utilização das políticas públicas que permitam inverter esta tendência, e garantir que Portugal é um país onde todas as gerações tenham a possibilidade de construir um projeto de vida condigno, por tal ser fundamental do ponto de vista social e económico.

 

  • Alargamento das bolsas aos trabalhadores-estudantes;
  • Reforço do programa Cuida-te, destinado aos jovens entre os 12 e os 30 anos e que visa promover a saúde juvenil em diversas áreas como a emocional, mental, física e sexual bem como estilos de vida saudáveis;
  • Distribuição gratuita de produtos de higiene menstrual;
  • Isenção de IMT, imposto e emolumentos na compra da primeira habitação;
  • Garantia Pública na compra da primeira habitação;
  • Alargamento do programa Porta 65 Jovem;
  • Alterações ao IRS Jovem, que passará a aplicar-se até aos 35 anos, independentemente da conclusão do nível de ensino e onde todo o rendimento será tributado, mas com taxas mais baixas, o que permitirá aos jovens uma maior poupança.

Podes conhecer na íntegra todas as propostas e consultar mais informações sobre o Orçamento de Estado 2025 neste documento.