Os 10 Cursos mais populares desta geração e da dos pais

Ilustração LinkedIn Talent Solutions

Cada geração tem as suas próprias características, incluindo também os cursos mais populares, o que foi influenciado por fatores históricos, culturais e tecnológicos, entre outros. O LinkedIn, a maior rede profissional com 300 milhões de utilizadores, quis saber a resposta a esta pergunta: o que é que estudou a chamada geração Y vs. a geração de Baby boomers? A resposta curta é: coisas muito diferentes.

A geração definida como “Baby boomer”, refere-se aos filhos da Segunda Guerra Mundial, já que logo após a guerra houve uma explosão populacional. Foram considerados os membros registados nascidos entre 1946 e 1964), que é a geração dos nossos pais e até avós nalguns casos. Por outro lado, a geração Y, também chamada geração do milénio ou geração da Internet, desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade económica, e facilidade material, sendo a primeira verdadeiramente nascida dentro de um novo mundo tecnológico marcado pelo surgimento da internet. Foram considerados dentro desta geração os membros nascidos entre 1980 e 1996.

Neste estudo do ano passado foram examinados todos os 300 milhões de utilizadores da qual surgiu a seguinte lista dos 10 mais diferentes cursos entre os dois grupos. Mostra-nos como os cursos mais populares mudaram muito no espaço de 40 anos.

Cursos mais prováveis de serem realizados pela geração dos nossos pais e não a nossa

Ensino Contabilidade Gestão Química História Economia Biologia Matemática Ciência Política Inglês

Cursos mais prováveis de serem realizados pela nossa geração e não a dos nossos pais

Ciência da Informação e Tecnologia Ciência da Computação Eletrónica Comércio Internacional Engenharia Informática Meios de Comunicação Ciências da Comunicação Banca e Finanças Bioengenharia Engenharia do Software

O LinkedIn nesta análise verificou que estes 3 factos se destacavam:

  • O cursos de licenciatura transitaram de serem muito gerais para estudarem áreas do conhecimento muito específicas.
  • Estudar Ensino perdeu algum do seu brilho. Enquanto que era uma carreira muito popular nos anos 60s, desaparece completamente do topo das preferências desta geração.
  • Os estudos gerais, comuns no passado, deram lugar a cursos ligados à tecnologia e à gestão.

Os dados deste estudo são de 7 de março de 2014 e podes encontrar aqui a versão original.

Que te parecem estes dados? Queres seguir algum dos cursos do Top10? Deixa o teu comentário.