A ciência é responsável por grande parte do desenvolvimento que marcou a espécie humana ao longo de vários séculos. No entanto, nem todas as descobertas científicas podem ser classificadas como geniais. A Time reuniu 10 estudos científicos reais (que receberam financiamento, foram revistos pelos pares e publicados) que têm mais de ridículo do que genial, os quais partilhamos agora contigo. (Nota: Este artigo pode conter sarcasmo)

 

Estudo mostra efeito benéfico de ventoinhas elétricas em calor e humidade extrema

Aparentemente, na ausência de ar-condicionado, as ventoinhas criam uma sensação de frescura. Pelo menos, de acordo com o estudo publicado num dos maiores jornais da área da medicina, o Journal of the American Medical Association (JAMA). Sugestão para o próximo artigo: “por que é que o uso de limpadores de neve decresce no verão”.

 

Estudo mostra efeito benéfico de colonoscopias de alta qualidade

Não odeias as colonoscopias de baixa-qualidade? Sabes, aquelas em que o médico olha para as tuas orelhas, verifica a tua garganta, e diz “Belo cólon que tens aí!”? Agora há uma solução melhor, de acordo com o JAMA: assegura-te de que tens colonoscopias de alta qualidade. Isto são más notícias para o “João Cólon, O Homem dos Trezentos das Colonoscopias”, mas boas notícias para o resto de nós.

 

Indivíduos deprimidos podem não conseguir diminuir a tristeza

Esta foi uma novidade para as pessoas do Association for Psychological Science. De certeza que são os mesmos cientistas que descobriram que pessoas pequenas têm dificuldades em crescer, pessoas rabugentas não são simpáticas e pessoas que usam dentaduras tinham uma má higiene dentária.

 

Deixar de fumar depois de ataque cardíaco diminui a dor de peito e aumenta a qualidade de vida

Bem, parece que não se vende tabaco em hospitais por alguma razão! Próximo artigo da American Heart Association: ter uma alimentação saudável e praticar exercício físico aumenta a qualidade de vida.

 

Trabalhadores mais velhos trazem conhecimentos valiosos para o trabalho

Claro que também trazem outras coisas, como piadas sem graça. Mas, de acordo com este estudo do Journal of Applied Psychology, também trazem aquilo que os investigadores chamam de “conhecimento cristalizado”, que provém do “conhecimento oriundo da experiência”.

 

Ser sem-abrigo é mau para a saúde

Ar fresco, dieta magra, exercício físico (não há TV para seres sedentário!)… mas parece que afinal tudo isso faz mal. De acordo com este estudo do Journal of Health Psychology, o problema não é a falta de uma morada fixa, mas a falta de alguns luxos – como, por exemplo, paredes e um teto. Isto é especialmente verdade no inverno – e, de acordo com outros estudos que se seguiram, também na primavera, verão e outono.

 

Quando mais tempo uma pessoa viver sob democracia, mais provável será essa pessoa apoiar a democracia

Para a Science, parece que quando se dá às pessoas um pouco de democracia, acontece como com as batatas fritas – as pessoas querem a embalagem inteira.

 

Análise estatística mostra que a guerra de drogas no México faz aumentar a taxa de homicídios

É essa a ideia de todas as guerras. Ainda assim, um estudo no The American Statisticians mostrou esta tendência. Vamos lá ver a equação: X – Y = Z, onde X é o número de pessoas que entraram na guerra ainda vivas, Y é o número de pessoas que sobreviveram e Z é, bem, o número de mortos. Pois, parece que é verdade!

 

Sobreviventes de doenças cardíacas congénitas de meia-idade podem precisar de cuidados especiais

Também podem não precisar…  Ah, e parece que, quanto mais velha for a pessoa, mais cuidados serão necessários, de acordo com a American Heart Association.

 

Cientistas descobrem diferença entre os sexos

Algures, na cave da Northwestern University, habitam os cientistas que fizeram esta descoberta – seres hermafroditas, que se reproduzem por fissão celular, trabalhavam no escuro, graças ao seu olho fotossensível. Depois, um dia, emergiram à superfície, e a luz mostrou-lhes que a criatura da superfície parecia vir em duas variedades diferentes. Depois publicaram este artigo.