Foto de llcv | Depositphotos.com

Os eventos de empregabilidade estão à porta e tu vais ficar de fora?


Mais um ano que passou e estamos novamente em Janeiro. Isso significa que, para ti que és finalista, faltam poucos meses para terminares o teu curso. Também significa que em breve muita coisa pode acontecer, vão surgir novas oportunidades de estágio/primeiro trabalho mas também eventos de empregabilidade que tu não podes mesmo perder.

Participar desses eventos pode ser uma excelente oportunidade para estabeleceres contactos com as empresas, aumentares a tua rede profissional e ficares a conhecer melhor o mercado de trabalho. Por isso deves fazer bom uso destas ocasiões por te preparares bem.

Como é que te podes preparar para estes eventos?

Primeiro, deves fazer uma pesquisa relativa às empresas e entidades que vão estar presentes por forma a compreenderes quais são aquelas que te cativam mais, quais são as áreas/setores de negócio que te interessam e de que forma podes contribuir para aquelas empresas.

Segundo, para além desta preparação, deves também ter o teu currículo finalizado, preparar uma apresentação impactante para os primeiros contactos com as empresas e estares preparado para possíveis entrevistas.

Agora, qual deve ser a tua postura durante um evento de empregabilidade?

De alguma forma, tens que te destacar dos restantes alunos presentes naquele evento, por isso deixo-te aqui algumas sugestões:

  • Aproveita todas as oportunidades para fazeres networking – certifica-te que guardas os contactos dos profissionais presentes e disponibiliza-te para partilhar o teu currículo no momento;
  • Apresenta-te de forma clara e simples – neste discurso destaca os teus objetivos profissionais, as tuas competências e caso faça sentido, os contactos que tens tido com o mercado de trabalho;
  • Mostra-te interessado e curioso para saber mais – faz perguntas relevantes e mostra que tens interesse em conhecer mais sobre as empresas e as suas possíveis oportunidades de trabalho;
  • Participa nas palestras, atividades, workshops – estas são grandes oportunidades para te manteres atualizado. São momentos de discussão e de absorção de novos pensamentos que te vão ajudar a compreender as tendências do mercado de trabalho, quais são as competências mais valorizadas e quais as necessidades emergentes dos vários setores de atividade.

E após estes eventos o que é que podes fazer?

Caso não o tenhas feito durante o evento, podes enviar um pedido de conexão através do linkedin aos contactos que estabeleceste. Para além disso podes também enviar um e-mail ou uma mensagem de agradecimento através do Linkedin, onde demonstras o teu interesse em continuar a ter contacto com aquela entidade e nas suas oportunidades de trabalho.

Todas estas sugestões que partilhei contigo, quando aplicadas em conjunto, vão surtir um efeito muito positivo nas organizações e destacar-te face aos restantes candidatos.

Lembra-te sempre que para ficarmos selecionados num processo de recrutamento, não contam só os nossos conhecimentos “técnicos” mas ainda mais as nossas competências interpessoais.

As qualidades que demonstrares desde o primeiro contacto, até ao momento da entrevista, vão ser determinantes para uma avaliação positiva ou negativa por parte do recrutador.

Por isso, aplica todos estes conselhos e bons eventos de empregabilidade!

Até breve!