Os mestrados e MBAs que podes encontrar no estrangeiro e porque deverias conhecê-los

Foto de Clay Banks / Unsplash

És aluno da licenciatura e estás à procura do caminho que se avizinha: o mestrado? Já concluíste os estudos e estás à procura do percurso que se segue à tua graduação? Ou estás simplesmente à procura de mais informação sobre graus académicos obtidos no estrangeiro? Foi a pensar em todas estas pessoas que a QS Quacquarelli Symonds – a maior consultoria na área dos estudos superiores, criou duas feiras virtuais. Sabemos que a escolha entre um mestrado, uma pós-graduação ou um MBA podem ser decisões de tirar noites de sono e por isso vamos ajudar-te a obter mais informações sobre a oferta no estrangeiro e como podes tirar proveito destes dois eventos, a decorrerem nos próximos dias 19 e 21 de outubro.

QS Virtual Connect Masters – o evento sobre mestrados

O primeiro evento a marcares na tua agenda é a QS Virtual Connect Masters, que irá decorrer na 3ª feira, dia 19 de outubro, entre as 18h30 e as 21h. Como podes ver pelo título, é uma feira indicada para mestrados (2º ciclo), mas de certeza que queres saber mais sobre este evento:

1. Em que consiste esta feira?

O objetivo da feira é divulgar a oferta de mestrados de um conjunto de instituições, que incluem países que vão desde Portugal, a Itália, Espanha, Reino Unido, Irlanda, Estados Unidos da América e instituições com múltiplos campi.

Durante o período da feira vais poder agendar entrevistas virtuais de 25 minutos com diretores de admissão de algumas das mais prestigiadas universidades do mundo, assim como receber informações detalhadas sobre os programas oferecidos pelas mesmas e perceber como se processa a admissão dos candidatos.

É um passo imprescindível se estás a pensar candidatar-te a uma formação no estrangeiro, mas mesmo que ainda não estejas decidido neste importante passo, ficares a conhecer esta feira poderá ser útil na tua decisão.

2. Que universidades poderei encontrar lá?

Podes encontrar-te, por exemplo, com representantes da Universita Bacconi, IESE Business School, Lancaster University Management School, a NYU – Tandon School of Engineering, a INSEAD, entre muitas outras. Podes consultar o programa completo aqui.

3. O que preciso fazer para participar?

É muito simples – basta que faças o teu registo na feira e envies o teu currículo para resume@qs.com. Felizmente, a QS tem um serviço de assessoria especializado para ajudar-te a encontrar cursos que sejam compatíveis com os teus interesses e com o teu perfil e ainda disponibilizam informações sobre financiamento, bolsas e apoios aos quais poderás concorrer.

QS Virtual Connect MBA – a feira sobre MBAs

Preocupada também com a oferta de MBAs, a QS realiza um segundo evento na 5ª feira, dia 21 de outubro, entre as 17h30 e as 20h. Se estás decidido a tirar um MBA, esta feira é feita para ti! Se ainda estás indeciso entre tirar um Mestrado ou um MBA, recomendamos-te que compareças às duas feiras – esta segunda designa-se QS Virtual Connect MBA, também a decorrer totalmente online e com registo prévio.

1. Em que consiste esta feira?

À semelhança da feira dedicada aos mestrados, esta feira, em parceria com a MBA Center Global, conta com representantes de universidades da Bélgica, França, Espanha e Reino Unido, mas desta vez especificamente sobre MBAs. Se ainda não estás a par das diferenças entre estas formações, recomendamos-te que leias este artigo.

2. Que universidades poderei encontrar lá?

Para este segundo evento poderás encontrar universidades como a Vlerick Business School, a EDHEC Business School, a ESCP Business School, entre muitas outras que poderás encontrar aqui.

3. Como posso participar?

Da mesma maneira que no outro evento. Basta que faças o registo e envies o teu currículo para resume@qs.com. O registo no evento deve ser feito na página oficial do evento.

Porque devo participar nestes eventos?

Se estás interessado numa formação no estrangeiro, esta será uma oportunidade perfeita para fazeres uma escolha e um investimento informados e escolheres uma formação no estrangeiro poderá ser uma forma de diferenciares o teu currículo – algo tão crucial nos dias de hoje.

Como podes tirar maior partido destes eventos:

Vamos agora dar-te algumas dicas sobre como podes tirar o máximo proveito destes dois eventos, porque podes estar ainda indeciso sobre como gerir o tempo de duração da feira:

1. Pesquisa sobre todas as universidades e programas oferecidos.

Isto vai ajudar-te a perceber quais são as instituições que mais te interessam e quais são os cursos que despertam a tua curiosidade. O nosso maior conselho é que vás de mente aberta e tentes pesquisar tanto quanto conseguires, não comeces logo a descartar instituições sem antes tentar conhecê-las minimamente – talvez alguma delas tenha exatamente o curso que ambicionavas!

2. Não te esqueças de tomar atenção à língua em que as aulas serão oferecidas.

Afinal de contas, vais para um país estrangeiro e convém escolheres um curso numa língua em que te sintas confortável a aprender. Se desconheceres por completo a língua em que o curso é lecionado, estarás a perder o teu tempo e dinheiro. Mesmo que não te sintas confiante com a tua proficiência numa língua, tranquiliza-te: o facto de ires viver para um país estrangeiro e estudar vai fazer com que o teu conhecimento dessa língua fique cada vez melhor – talvez seja hora de pegares no dicionário e começares a praticar.

3. Se seguiste as dicas 1. e 2., já deves ter uma lista de instituições e cursos que queres conhecer, portanto a terceira dica é: faz a tua inscrição no evento com antecedência.

O evento tem vagas e vais querer ter a certeza de que garantes a tua. Além disso, enviares o registo com antecedência permite uma melhor análise do teu perfil e causa boa impressão quando fores à entrevista online.

4. Prepara questões que queiras colocar e todas as dúvidas que tenhas sobre os programas, seleção e financiamento.

Isto faz parte da etiqueta básica do bom “perguntador”: a preparação. Vais economizar imenso tempo se já estiveres preparado com questões e dúvidas que tenhas. Por exemplo, imagina que queres ir à entrevista de uma instituição que tanto oferece mestrados como MBAs e vai estar em ambos os eventos – nesse caso, será eficiente que no primeiro evento tu esclareças não só as dúvidas sobre o mestrado, como mais questões sobre a instituição em si e processo de seleção e no segundo evento colocas as questões sobre o financiamento, por exemplo. Deste modo, poupas tempo no primeiro evento, que talvez possa ser utilizado para que “visites” outras instituições.

5. Não te esqueças que o evento tem dress code: deves vestir-te de forma profissional e será ideal que uses um computador com webcam (telemóveis não são tão práticos). Não precisas gastar dinheiro num fato caro, basta que uses um visual clean mas formal – uma caminha sem estampado, um blazer e fazes um brilharete. O modo como te apresentas faz parte da forma como os outros vão percecionar-te e é importantíssimo que deixes uma boa impressão.

Por exemplo, a QS disponibiliza vídeos sobre o tipo de atitudes que não deverás ter durante a tua entrevista.

6. Por último, não te esqueças que apesar da formalidade, diverte-te com o evento, sorri e mostra-te empenhado no teu futuro.

Esta última dica serve para tudo o que precisas no teu futuro, seja académico ou profissional: mostrares-te interessado e empenhado são duas boas características no passo da seleção e mesmo que no final do dia não consigas atingir um objetivo, com certeza terás alternativas à tua espera, porque o interesse, o empenho e o conhecer das tuas valências são formas de te apresentares aos outros. Pensa neste evento como um cartão de visitas dos dois lados: as instituições apresentam-se a si e tu apresentas-te a eles. Investe o teu tempo e agarra a oportunidade!

Marca já na tua agenda os dias 19/10 e 21/10 e descobre como podes estudar numa grande universidade estrangeira.

Artigo escrito em parceria com a QS Quacquarelli Symonds.