(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Foi lançada este ano letivo a Palimpsesto, uma plataforma digital de divulgação de ensaios académicos. Exclusivamente lusófona, possui três grandes secções temáticas: sociedade, pensamento e cultura. Marca presença de agora em diante em www.palimpsesto.online.

“A Palimpsesto tem como objetivo promover o acesso social e intelectual à investigação académica em Ciências Sociais e Humanas, numa tentativa de aproximação da sociedade civil lusófona à academia”, referem os fundadores em comunicado enviado à Uniarea.

A plataforma acolhe ensaios de pessoas estudiosas de todos os ciclos académicos (da licenciatura ao pós-doutoramento) e divulga-os, semanalmente, num local acessível e livre de custos, onde podem chegar a mais pessoas e ganhar maior longevidade. Está permanentemente aberta à submissão de ensaios, através desta página da plataforma.

Os seus arquitetos foram três amigos e colegas de faculdade lisboetas – Alice Sanches, Guilherme F. Alcobia e Maria Castanheira, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O nome inspira-se nos palimpsestos, manuscritos cujo texto original é apagado para que um novo texto seja escrito por cima. Estes são, por natureza, objetos que contêm vestígios do passado e do conhecimento nele produzido, que todavia são reutilizados para que algo novo possa ser registado – tal como acontece com qualquer ensaio académico.