(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O universo expande-se e o “nosso pequeno mundo” encontra-se em constante evolução. A ciência progride e, assim, torna-se imperativo conciliar diferentes áreas, nomeadamente aliar a ciência da vida ao setor aeroespacial.

Tal como muitos testemunhos que poderão encontrar por estas páginas, desde tenra idade que pretendo ser médica. Um dia, no meu 11º ano uma amiga convidou-me para um concerto no planetário e, talvez por saudosismo pelos meus tempos de conservatório, aceitei ir. Fascinei-me com as imagens, as luzes, as estrelas, as galáxias que passavam ao ritmo energético da banda que tocava. Saí daquela sessão a indagar-me sobre o destino da Humanidade neste Cosmos tão vasto.

Mais tarde, ao analisar a minha média de secundário, fui questionada pela possibilidade de seguir engenharia aeroespacial. Por um lado, a ideia tão futurista de auxiliar na exploração espacial agradava-me, por outro, nunca cogitei entrar numa engenharia. Acabei por dedicar-me ao meu propósito inicial e entrar em medicina.

Como pessoa conhecida pelo seu dinamismo, nunca me vi satisfeita com apenas uma ocupação. Não conseguia ver-me como uma médica banal, tinha o intuito de não me dedicar apenas à atividade clínica como também fazer investigação. No meu primeiro ano de medicina, durante as minhas horas de procrastinação encontrei a página de um clube que despoletou o meu entusiasmo de imediato: o CEMCA.

O que é o CEMCA?

O Clube de Estudantes de Medicina e Ciências da Vida Aeroespacial (CEMCA) surgiu recentemente com o intuito de criar uma estrutura estudantil e juvenil de apoio a todos os interessados em Ciências da Vida e da Saúde aplicadas à Aeronáutica e ao setor Espacial. Somos um clube para estudantes de todos os ciclos de estudos do ensino superior nas áreas da Medicina ou da Ciência da Vida. Acreditamos que o Futuro está para além da atmosfera e que a Medicina e as Ciências da Vida são essenciais à exploração espacial, nomeadamente nas missões humanas. Como a história nos tem vindo a mostrar, o que aprendemos no Espaço pode ser aproveitado em Terra e pode ter impacto no desenvolvimento do conhecimento científico que dispomos, nomeadamente na forma como percebemos os fenómenos biológicos.

Qual o nosso objetivo?

O CEMCA tem como objetivo a promoção e divulgação da vertente aeroespacial da Medicina e da Ciência da Vida aos seus membros e à comunidade, através da partilha e desenvolvimento científico, da realização de atividades e da organização de eventos.

Temos desenvolvido uma série de webinars divulgados nas nossas redes sociais e podem ainda acompanhar os nossos Journal Clubs no Twitter. Auxiliamos os estudantes que queiram realizar projetos de investigação, nomeadamente no suporte científico e na criação de equipas de trabalho. No próximo dia 15 de março vamos lançar uma rubrica de novidades.

Um pouco da minha experiência no Clube…

Retomando a história sobre a minha produtiva procrastinação, ao deparar-me que as inscrições para os órgãos sociais do CEMCA se encontravam abertas, não hesitei em arriscar e inscrevi-me! Dada a minha experiência praticamente nula no setor aeroespacial, não era de todo expetável ser aceite. Contudo, confiaram-me o cargo de Coordenadora de Parcerias e afirmo que foi uma experiência de grande enriquecimento a nível académico e pessoal.

Desde o início senti um forte apoio tanto do Vice-Presidente do departamento no qual estava inserida como do Presidente do Clube. Graças a este suporte desenvolvi e coloquei em prática diferentes Soft Skills importantes para o meu futuro profissional.

Este ano, decidiram dar-me uma vez mais um voto de confiança e ascendi a Presidente. O CEMCA apresenta uma equipa muito proativa, sempre disposta a ajudar os seus membros. Atualmente, contamos com alunos de diferentes cursos tais como medicina, biologia, engenharia biomédica, ciências da nutrição e exercício e saúde.

Escrevo este texto não só para quem já se encontra no ensino superior como também para futuros estudantes que queiram conciliar estas duas áreas tão arrebatadoras. Caso tenhas interesse em juntar-te a nós nesta aventura podes procurar-nos nas redes sociais!

Sic itur ad astra