Precisas redimensionar um vídeo para a universidade? Com o CapCut, podes realizar essa tarefa e muito mais!

Foto de CoWomen por Pexels

Entre as suas variadas funções, o CapCut Online traz a possibilidade de redimensionar um vídeo, algo com aplicações práticas para quem está na universidade. No texto abaixo, vamos falar sobre isso!

Os computadores e a internet mudaram completamente a maneira como estudamos, desde os seus primórdios. Isso apenas se intensificou com a pandemia de Covid-19, fazendo com que mesmo os universitários mais analógicos aprendessem a mexer em ferramentas digitais para tarefas académicas.

Uma das atividades mais comuns é a produção de vídeos, geralmente para a apresentação de conteúdos. A maioria das plataformas académicas online possui espaços próprios para o envio de arquivos, muitos dos quais possuem limites de tamanho. Nesses casos, é preciso diminuir o vídeo.

As melhores maneiras de fazer isso sem perda de conteúdo e qualidade são a compressão e o redimensionamento do vídeo. Abaixo, vamos falar sobre esses dois recursos, assim como outros presentes no serviço de edição de vídeos e imagens CapCut Online, disponíveis sem qualquer custo.

7 ferramentas do CapCut Online

Nós já mencionamos os recursos para redimensionar e comprimir vídeos, mas a verdade é que o CapCut Online agrega muitos outros, cada um com aplicações específicas distintas. Selecionamos os 7 mais importantes e vamos explicar como o editor de vídeo gratuito pode ajudar-te na universidade.

1 – Redimensionador

O primeiro recurso que precisa ser mencionado é aquele que está até mesmo no título do texto: o que nos permite redimensionar vídeo! Aqui falamos da mudança das proporções de um vídeo, representadas pela sua altura e largura. Os stories do Instagram, por exemplo, usam o formato 9:16.

O redimensionador do CapCut Online é encontrado já na página inicial, exatamente com o nome do que faz. Nele, os usuários encontram os principais formatos para as redes sociais, o que facilita a tarefa. A exportação do resultado final é igualmente simples e não se perde a qualidade do vídeo.

2 – Compactador

O processo de compactar um vídeo com o CapCut Online pode ser feito de diversas formas, de acordo com os teus objetivos. A primeira delas é aquela mencionada no item anterior: o redimensionamento. De maneira similar, tu podes simplesmente modificar alguns parâmetros na hora de exportar o vídeo.

Características como resolução, taxa de quadros, formato e qualidade influenciam no tamanho final. Ao exportar um arquivo editado, tu podes compactá-lo selecionando alternativas mais simples. Em algumas situações, existe perda de qualidade, mas recursos do CapCut garantem que mudanças sejam mínimas.

3 – Transcrição de áudio em legenda

A transcrição de áudio em legenda é algo simples e que, com a ajuda do CapCut Online, é feito de maneira automática. Uma das razões para isso pode ser observada na edição de vídeos para tarefas acadêmicas, já que o material produzido por você deve ficar acessível para todos os tipos de alunos.

A deteção de áudio para transcrever em legenda considera múltiplos idiomas, o que garante legendas mais precisas. Além disso, você pode modificar alguns aspectos manualmente. Em todos os casos, o recurso agrega valor importante para os vídeos que produz, independentemente dos seus objetivos.

4 – Amplificador

O amplificador é outra ferramenta que pode ser útil para a vida académica. Ao contrário da compressão, ela tem como objetivo expandir a mídia escolhida. Na maioria dos casos, isso resulta em um aumento do tamanho, mas vem de mãos dadas com uma qualidade visual maior do que antes.

O amplificador é especialmente indicado para aquelas situações em que temos vídeos antigos e/ou que foram gravados em câmeras com qualidade inferior. Para estudantes que costumam gravar vídeos em smartphones, ter esse recurso à mão pode ser de grande ajuda no quotidiano das tarefas.

5 – Gravador de tela

O gravador de tela online do CapCut é outra ferramenta interessante para universitários. Ela faz exatamente o que o nome indica: captura imagens em movimento que estejam a ocorrer no seu monitor. Isso é feito em tempo real e existem parâmetros que podem ser configurados pelos usuários.

Para começar, tu podes optar por capturar a tela inteira ou somente um programa. Se o teu objetivo for gravar uma aula do Zoom, por exemplo, essa segunda opção é mais indicada! Ao fim de uma gravação, existe a possibilidade de exportar o resultado como está ou editar o material capturado.

6 – Conversor de texto em fala

O conversor de texto em fala pode ser considerado a versão “oposta” da transcrição de áudio em legenda. Aqui o processo é o inverso: o usuário insere um texto e as inteligências artificiais do CapCut Online o leem. Assim como no item anteriormente mencionado, estão disponíveis múltiplos idiomas.

A narração da IA do CapCut Online é natural e pode ser personalizada, garantindo que não exista estranheza para quem irá assistir. Uma utilidade interessante são aqueles projetos académicos que escreveu, mas os quais não considera a sua narração adequada durante a apresentação de vídeo.

7 – Recortes e mesclas

O recorte e a mescla são duas das ferramentas mais “básicas” da criação de vídeos, e ambas podem ser encontradas no CapCut Online. Pegando como exemplo a gravação de tela de um dos itens anteriormente mencionados, tu podes selecionar somente alguns momentos de uma aula e separá-los em um vídeo.

Tudo isso sem mencionar que os recortes e mesclas podem ser aprimorados com recursos como a transição de vídeo, a qual determina como uma parte segue outra em um vídeo mesclado. Em todos os casos, as possibilidades de customização são infinitas, proporcionando maior liberdade aos universitários.