(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Pressão e ansiedade. De certeza que alguma vez ao longo do teu percurso académico lidaste com um destes fatores. Todos sentimos diariamente a pressão de fazermos de tudo para termos uma média exemplar para entrarmos no curso que realmente queremos. Mas como lidar com a ansiedade?

Eu não sou de longe a melhor pessoa para falar deste tema, até porque sofro diariamente com isto, mas acho importante partilharmos experiências uns com os outros e ajudarmo-nos mutuamente. Uma coisa que eu sinto que me ajuda bastante é sentir me bem comigo mesma. Pode parecer algo estranho mas ir confortável e arranjada para os testes faz me sentir mais confiante de que vai correr tudo bem. Também é importante aprendermos a respirar fundo nos picos de stress. Se te acontece ter brancas ou algo parecido durante os testes, respira. Refaz o exercício de novo e de cabeça limpa. Reorganiza as tuas ideias e tudo vai correr bem.



Tudo isto é normal. Ser um adolescente/ jovem adulto no século XXI é muito complicado. Senti-mos pressão por todo o lado. Pressão social de nos integrarmos no ambiente que nos rodeia, pressão exercida por nós mesmos para sermos os melhores, pressão da nossa família, que no fundo só quer o nosso bem, mas muitas vezes torna-se um fator limitante no nosso percurso, até mesmo a pressão feita pelas médias das faculdades, que cada vez estão mais altas… tudo isto torna tudo um pouco mais complicado. Mas temos de saber lidar e ultrapassar os nossos problemas.

Pedir ajuda nunca foi nem vai ser um motivo de vergonha. Fala com alguém em quem confies, um amigo ou um familiar. Alguém que te consiga sossegar quando precisas!

Colabora!

Este texto faz parte de uma série de textos de opinião de alunos do ensino secundário e superior sobre a sua visão do ensino e da educação.

Gostavas de publicar um texto? Colabora connosco.