À medida que ia crescendo, ouvia sempre alguém à minha volta dizer que quando acabasse o secundário ia para a faculdade, frequentar um “bom” curso (como se existissem cursos com menos mérito), arranjar um bom trabalho, comprar um carro, criar família, e por aí fora. Acho que todos nós já ouvimos este tipo de discurso.
- Parar um ano entre o secundário e a faculdade, para aproveitar a vida, viajar, conhecer novas culturas…não pode ser.
- Acabar o secundário e ir trabalhar, olham-te de lado. Hoje em dia todos fazem faculdade não é?
- Trabalhar e estudar ao mesmo tempo? Vais demorar mais tempo a acabar o curso e entrar no mercado de trabalho mais tarde.
- Ter filhos e congelar a matrícula? Arruinaste a tua vida.
- Mudar de curso? Perdeste um ano, vais acabar mais tarde.
- Demorar mais do que 3 anos a fazer a licenciatura? Passeaste os livros.
E por aí fora. Porquê? Porque é que há sempre alguém que se sente na liberdade de opinar sobre a tua vida e do teu percurso da mesma?
A pressão social que sofremos hoje em dia é incrível e completamente absurda. E muitas das vezes nem nos apercebemos. As ideias vêm de tão atrás e estão tão enraizadas nas nossas mentes que pensamos que é uma pressão à qual nos sujeitamos a nós próprios.
Se quiseres estar um ano a viajar sem te preocupares com estudos, faz, vai ser incrível, e licenciares-te com 22 em vez de 21 não é drama absolutamente nenhum. Nem licenciares-te com 25/30/46/52. Não estás contente no curso que estás e ainda não fizeste nada porque não sabes como vão reagir? Muda, o que importa é estares feliz. E não vais estar feliz a exerceres 30/40 anos uma coisa da qual não gostas ou na qual já não te imaginas! Queres ser mãe e congelar a matrícula? A licenciatura vai continuar a existir quando estiveres pronta a voltar. Queres trabalhar e estudar ao mesmo tempo? Não te preocupes que o mercado de trabalho onde te vais inserir mais tarde não vai desaparecer, nem te vai julgar por acabares a licenciatura mais tarde.
Todos nós temos experiências de vida diferentes, situações de vida diferentes que pedem atitudes diferentes. E se estás rodeado de pessoas que não entendem a tua situação e te criticam, te pressionam, afasta-te. A vida é curta demais para lidar com energias negativas desnecessárias. Acredita, que seja qual for a tua situação, não estás sozinho/a. Já mais pessoas passaram pelo mesmo. E cabe-nos a nós todos não propagar o pensamento de que tudo tem uma forma predefinida de ser feito.
Conseguiste acabar a licenciatura em 3 anos e ter um bom trabalho? Então agora pensa se não tivesses conseguido tudo acima descrito, e dá o apoio que a tua amiga ou amigo está a precisar.
Colabora!
Este texto faz parte de uma série de textos de opinião de alunos do ensino secundário e superior sobre a sua visão do ensino e da educação.
Gostavas de publicar um texto? Colabora connosco.