Professora Ana Moniz, que trabalha com autistas, vence Global Teacher Prize Portugal 2023


A professora Ana Moniz, que trabalha com autistas no Bombarral, venceu a edição 2023 do Global Teacher Prize Portugal, prémio que distingue o desempenho de docentes, anunciou esta sexta-feira o presidente honorário do júri, o pediatra Mário Cordeiro.

Ana Moniz, professora de Educação Especial, trabalha com cerca de 126 alunos do pré-escolar ao 12.º ano, no Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, no concelho do Bombarral, em particular com autistas que frequentam o centro de apoio à aprendizagem.

Segundo a organização Mentes Empreendedoras, que promove o Global Teacher Prize em Portugal, no valor de 30 mil euros, a docente contribuiu para “a dinamização de técnicas multissensoriais” e para “a criação de espaços de aprendizagem ativos e diferenciadores”, como uma quinta pedagógica onde as crianças e os jovens aprendem a ser autónomos fazendo “atividades da vida diária através do contacto com a natureza”.

.

O anúncio da premiada foi feito por Mário Cordeiro numa mensagem-vídeo transmitida na cerimónia de entrega do prémio, em Lisboa, onde Ana Moniz enfatizou que trabalha para que os seus “meninos sejam cidadãos de pleno direito, sejam respeitados e respeitadores, autossuficientes e empreendedores”.

Nuno Gonçalves, educador de infância no Centro Social Paroquial de Chaves, foi distinguido com a menção honrosa para educadores de infância, galardão promovido este ano pela primeira vez.

“Temos de estar todos os dias encantados para encantarmos as nossas crianças”, afirmou o premiado, formado em Educação Especial e coordenador de uma equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva.

Nuno Gonçalves destacou-se por um projeto para uma educação inclusiva no jardim de infância através do brincar, ao organizar, em conjunto com as famílias e a comunidade educativa, diferentes espaços exteriores de brincadeira, sensações e aprendizagem, como circuitos de água e com pneus, horta pedagógica, zona de relaxamento e de música e caixa de areia.

O prémio Global Teacher Prize Portugal é a versão nacional do Global Teacher Prize, uma iniciativa em mais de 120 países que visa reconhecer “os professores que contribuem para a excelência na educação, para a inovação e para a descoberta de novas respostas educativas”.