Profissões mais tecnológicas no top das que pagam melhor entre os mais jovens

Foto de AndrewLozovyi | Depositphotos.com

Os dados recentes, disponíveis no Brighter Future, indicam que as dez profissões com melhor remuneração em Portugal, para jovens entre os 25 e os 34 anos, enquadram-se, na sua maioria, em grupos profissionais que exigem mais qualificações.

Considerando que o salário médio nacional, para esta faixa etária, foi de 1.198€, em 2022, a profissão dos ‘Atletas e desportistas de competição’ destacou-se de forma expressiva ao liderar a tabela das profissões com o maior salário médio mensal, no valor de 14.100€.

Também as profissões relacionadas com as áreas de Tecnologias de Informação e de Engenharia estiveram em destaque entre as que pagam melhor. No top dez destas profissões encontram-se funções como ‘Engenheiros Eletrónicos’, ‘Engenheiros de telecomunicações’, ‘Programadores de Software’ ou ‘Especialistas de redes informáticas’.

Apesar da diminuição do salário médio, face a 2021 e a 2010, os ‘Médicos’ têm mantido a segunda posição da tabela. No entanto, entre 2021 e 2022, saíram deste top as profissões de ‘Analistas em gestão e organização’ e ‘Economistas’, dando lugar às de ‘Diretores de estratégia e planeamento’ e ‘Especialistas em vendas de material técnico médico e de TIC’.

Comparando, ainda, os salários médios de 2021 com os de 2010, deste pódio das profissões mais bem pagas saíram cinco profissões, entre elas encontram-se a de ‘Professores dos ensinos universitário e superior’ e a de ‘Professores dos ensinos básico (2º e 3º ciclos) e secundário’.