O Programa Carnegie Mellon University Portugal (CMU Portugal) tem, até dia 2 de maio, candidaturas abertas para atribuir até doze bolsas de doutoramento na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
A quarta edição da iniciativa “Programas de Doutoramento Afiliados”, iniciada em 2021, destina-se a alunos que queiram concluir um doutoramento numa Universidade portuguesa no âmbito das áreas de atuação do Programa CMU Portugal: Aprendizagem Automática, Ciências da Computação, Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia de Software, Engenharia e Políticas Públicas, Engenharia Mecânica, Interação Pessoa-Máquina, Societal Computing, Tecnologias de Língua Falada e Robótica.
Atualmente o Programa tem 33 alunos ativos de doutoramento afiliados, distribuídos por 7 Instituições superiores de ensino nacionais: Instituto Universitário de Lisboa, Universidade de Aveiro, Universidade da Beira Interior, Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa e Universidade do Porto.
De acordo com Inês Lynce, co-diretora do Programa CMU Portugal: “temos tido candidatos de todo o país a inscrever-se nestes doutoramentos, o que é um ótimo indício do sucesso da iniciativa. Por outro lado, também tem sido grande a abrangência dos cursos escolhidos, desde Ciências da Computação, a Engenharia Electrotécnica e de Computadores ou Engenharia de Software, sendo que este ano adicionámos ainda 3 novos cursos ao nosso portfólio de Doutoramentos afiliados: Societal Computing, Engenharia Mecânica e Aprendizagem Automática.”
As 12 bolsas de doutoramento têm uma duração máxima de 4 anos, incluindo um período de até 12 meses de investigação na Carnegie Mellon University (CMU) nos Estados Unidos da América, inteiramente financiado pela FCT através do Programa CMU Portugal. Este período permitirá aos alunos desenvolver os seus projetos de investigação em colaboração com a Universidade norte-americana.
Outra das apostas desta iniciativa é estabelecer, durante o doutoramento, uma ligação entre os candidatos e o tecido empresarial português. No processo de seleção privilegiam-se alunos que apresentem um plano de tese em colaboração com uma empresa nacional da sua área tecnológica: “o Programa CMU Portugal tem acompanhado a tendência atual de fomentar, durante os doutoramentos, a ligação dos candidatos à Indústria e a maioria dos nossos alunos estão atualmente a colaborar com empresas de renome como a NOS, Unbabel ou Nokia” salienta Nuno Nunes, codiretor do Programa CMU Portugal.
O prazo para a submissão das candidaturas para o ano académico 2024/2025 é dia 2 de maio de 2024.
Para informações adicionais sobre os processos de candidatura podem visitar a página de admissões e bolsas.