O Programa MIT Portugal (MPP), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), tem abertas as candidaturas para a atribuição de 10 bolsas de investigação para Doutoramento, a iniciarem-se no ano letivo de 2023/2024, na área de Ciências do Clima e Alterações Climáticas. As candidaturas decorrem até às 17h00 (hora de Lisboa) de 22 de março de 2023.
Esta é a quarta edição de um concurso que já apoiou 110 investigadores no desenvolvimento dos seus projetos de investigação. A edição deste ano prima pela aposta numa área de relevância nacional e internacional, sendo destinada a estudantes interessados em realizar atividades de investigação que abordem os complexos desafios das Ciências do Clima e Alterações Climáticas. O plano de trabalho pode ter ligação com as outras áreas estratégicas do MPP (Sistemas Terrestres: dos Oceanos ao Espaço; Transformação Digital em Manufatura; Cidades Sustentáveis e Ciências de Dados) desde que a área científica principal seja a Ciência do Clima e as Alterações Climáticas.
Estas bolsas destinam-se a financiar a realização de atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor em universidades portuguesas. O plano de trabalhos pode decorrer integralmente numa instituição nacional ou de forma parcial numa instituição estrangeira. As bolsas, com uma duração anual e renovadas até ao máximo de quatro anos, serão financiadas pela FCT ao abrigo do Protocolo de Colaboração celebrado entre a FCT e o Programa MIT Portugal.
As candidaturas e os documentos de suporte à candidatura devem ser submetidos, obrigatoriamente, até às 17h00 (hora de Lisboa) de 22 de Março, por plataforma informática disponível no site do MIT Portugal.