Proximidade e especialização num mundo tecnológico: conhece alguns dos Mestrados do DETI da Universidade de Aveiro

Foto da Universidade de Aveiro

Fundado em 1974, o Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) foi um dos primeiros departamentos da Universidade de Aveiro a iniciar a sua atividade. Composto por um corpo docente altamente qualificado, o DETI desenvolve ainda atividades de investigação e desenvolvimento em parceria com o IEETA (Instituto de Engenharia Eletrónica e Engenharia Informática de Aveiro) e o IT (Instituto de Telecomunicações) do Pólo de Aveiro.

Neste artigo iremos abordar alguns dos programas oferecidos pelo DETI a nível do 2º ciclo (mestrados), contudo, salientamos que tens ainda ao teu dispor uma vasta oferta formativa também para os restantes ciclos (licenciaturas e doutoramentos) e ainda para pós-graduações nas áreas oferecidas pelo Departamento.

Os mestrados oferecidos pelo DETI funcionam em regime diurno e são lecionados em português e inglês, com uma duração de 3 a 4 semestres, dependendo dos casos.

Entre estes mestrados, destacamos:

Mestrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações (MEET)

Este curso segue a forte tradição com mais de 40 anos da Universidade de Aveiro na formação em Engenharia para as Telecomunicações e Eletrónica, proporcionando aos seus estudantes uma formação de elevada qualidade neste setor.

Proporciona ainda uma especialização em Eletrónica, Telecomunicações e Controlo e Automação, visando uma orientação direta para atividades a serem desenvolvidas no setor empresarial e industrial.

Podes verificar aqui o Plano de Estudos do MEET e ficar a conhecer em maior detalhe a componente letiva do mestrado.

As aulas do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática são garantidas
por 76 docentes, todos doutorados. Foto da Universidade de Aveiro.

Mestrado em Engenharia de Computadores e Telemática (MECT)

Sabias que na Universidade de Aveiro tens cursos voltados para a informática e computação como é o caso do Mestrado em Engenharia de Computadores e Telemática (MECT)? Este curso dedica uma especial atenção à estrutura e desempenho das infraestruturas de computação e conectividade, algo de particular relevância para a criação de uma relação entre sistemas cada vez mais eficientes e o desenvolvimento sustentável.

O Plano de Estudos especialmente concebido para responder a este objetivo, permite a aquisição de conhecimentos e competências para as saídas profissionais em diversas áreas, tais como: empresas tecnológicas, fabricantes de equipamento e dispositivos informáticos e de comunicações; empresas de serviços ou indústrias com infraestruturas de computação e comunicação; consultoras e investigação, entre outros.

Mestrado em Engenharia Informática (MEI)

Para além de MECT, a Universidade de Aveiro disponibiliza ainda o Mestrado em Engenharia Informática (MEI), através do qual poderás adquirir competências especializadas para seres um profissional de sucesso nesta área.

O Plano de Estudos de MEI possibilita ainda aos seus alunos construir uma especialização personalizada em áreas diversas, como a computação de alto desempenho, mineração e análise de dados em larga escala, sistemas e ambientes inteligentes ou sistemas de informação.

O Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática está instalado num edifício
com cerca de 5.000m2 no Campus Universitário de Santiago. Foto da Universidade de Aveiro

Mestrado em Cibersegurança (MC)

O Mestrado em Cibersegurança está alinhado com a oferta formativa interna da Universidade de Aveiro no domínio da informática e com as estratégias nacional e europeia ao nível da cibersegurança, numa altura em que o digital tem uma presença cada vez mais importante na sociedade.

Por esse motivo, o Plano de Estudos de MC visa dotar não só os licenciados na área de Informática e afins, como ainda estimular trabalhadores ativos para a formação superior nesta área, procurando dotar o tecido empresarial de maiores conhecimentos sobre esta temática.

Mestrado em Ciência de Dados (MCD)

Funcionando numa parceria entre o DETI e o Departamento de Matemática (DMat), o Mestrado em Ciência de Dados permite aprofundar conhecimentos e competências em exploração de dados e aprendizagem automática, com ênfase na extração de informação acionável a partir de dados em larga escala.

O seu Plano Curricular permite assim combinar conhecimentos e competências nas áreas base da Ciência de Dados, como a Matemática e a Informática, possibilitando a posterior aplicação dos mesmos em diversos contextos.

Com o Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática funcionam duas Unidades de Investigação: o IEETA (Instituto de Engenharia Eletrónica e Engenharia Informática de Aveiro) e o Pólo de Aveiro do IT (Instituto de Telecomunicações). Foto da Universidade de Aveiro

Mestrado em Robótica e Sistemas Inteligentes (MRSI)

Com um Plano de Estudos que abrange as principais áreas da Robótica Móvel e Industrial, envolvendo Perceção, Visão, Navegação, Planeamento, Controlo e Simulação e dos Sistemas Inteligentes, este mestrado segue a atividade relevante que a Universidade de Aveiro tem desempenhado nestas áreas, como demonstrado em publicações, projetos e resultados obtidos a nível internacional.

Mestrado em Sistemas de Comunicação Aeroespaciais (MSCA)

O objetivo do MSCA é formar engenheiros para projetar, construir e ajustar sistemas eletrónicos para o ambiente espacial, através do desenvolvimento de aptidões pessoais e interpessoais que facilitem a integração académica e profissional num ambiente onde os desafios são permanentes.

O seu Plano de Estudos é altamente voltado para aquisição das competências para desenvolver equipamentos eficientes e 100% fiáveis em ambiente hostil, como o espaço.


Se tens interesse em algum destes mestrados, marca na tua agenda a data da 2ª fase de candidaturas: de 14 de julho a 3 de agosto de 2022. Podes encontrar nesta página mais informações sobre o processo e toda a documentação necessária para seres o próximo mestrando do DETI.

O DETI da UA dá-te ainda a oportunidade de visitares o Campus de Santiago e os espaços onde irás trabalhar através de uma visita virtual em 3D. Podes embarcar nesta visita virtual 3D clicando aqui!

Vais perder esta oportunidade?

Artigo elaborado em parceria com o Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro.