Proximidade e profissionalismo para responder aos desafios atuais. Conhece o Mestrado em Contabilidade e Controlo de Gestão da Iscte Business School

Fotografia de Hugo Alexandre Cruz/Iscte Business School

Com uma sólida reputação na formação de profissionais qualificados nas áreas de contabilidade, auditoria, fiscalidade e controlo de gestão, o Mestrado em Contabilidade e Controlo de Gestão oferecido pela Iscte Business School distingue-se não só pelo corpo docente altamente qualificado na área, como ainda pelo Duplo Grau que é oferecido aos seus alunos, numa parceria com a Florida International University (EUA).

Criado a partir da reformulação do antigo Mestrado em Contabilidade, este curso surge como uma oportunidade de criar líderes financeiros capazes de se adaptarem a todas as alterações proporcionadas por um cenário económico mais volátil.

Para te ajudarmos a entender melhor como funciona este curso e o que podes esperar enquanto futuro estudante do Mestrado em Contabilidade e Controlo de Gestão, fomos conversar com o Diogo Nery Tavares, que aceitou partilhar connosco um pouco do seu percurso e da sua experiência enquanto estudante de mestrado

O que te levou a escolher este curso? E porquê na Iscte Business School?

A escolha do Mestrado em Contabilidade e Controlo de Gestão na Iscte Business School surge algures no 2.º ano da minha Licenciatura em Gestão na Iscte Business School, quando o programa sofre uma mudança, não só de nome (anteriormente designava-se apenas Mestrado em Contabilidade), mas também alguns ajustes em termos de programa, tornando-o mais próximo do ambiente altamente dinâmico que se vive atualmente no mundo empresarial, através da inclusão de novas temáticas atuais, tais como: o relato integrado, o reporte de sustentabilidade e a auditoria. 

A escolha pela área da contabilidade foi relativamente fácil, dado o enorme interesse que sempre tive por esta temática desde o início da licenciatura em Gestão. Para além disso, rapidamente percebi a elevada importância que a contabilidade tem no setor empresarial nos dias de hoje. A contabilidade é uma realidade em qualquer empresa, da maior à mais pequena e o contabilista deve ser encarado como um parceiro de confiança nos negócios.

A escolha por continuar os estudos na Iscte Business School é natural dada a ótima experiência vivida durante a licenciatura, nomeadamente a qualidade do ensino, a relação de entreajuda com os meus pares e a grande disponibilidade e abertura de todos os professores com quem tinha trabalhado até então, em muito aprendi.

Como caraterizas a relação professor-aluno e o ambiente académico?

A relação professor-aluno é excelente na Iscte Business School, construída sob princípios base como o do respeito mútuo e colaboração entre todos. A comunicação faz-se de forma fluida, natural e descontraída. Muitas vezes, os professores acabam por desempenhar o papel de nossos mentores durante este percurso, dado o acompanhamento e orientação no nosso desenvolvimento e crescimento, não só enquanto académicos, mas enquanto pessoas.

O ambiente académico na Iscte Business School é fantástico! No campus de Lisboa vive-se uma multidisciplinariedade e uma diversidade enorme, visto que lá coabitam mais de 10 mil estudantes, de diferentes áreas do conhecimento e do saber. A relação entre colegas de curso é uma relação muito amigável, de companheirismo e entreajuda. Apesar de lutarmos todos por ter bons resultados, não o fazemos de forma competitiva, no sentido pejorativo do termo, havendo sempre lugar à partilha de ideias e conhecimentos.

Para ti, quais têm sido os maiores desafios ao longo da tua jornada académica?

O desafio maior é a língua de lecionação do mestrado, dado que pela primeira vez neste ano letivo o programa foi totalmente lecionado em inglês. Desde as aulas, os conteúdos disponibilizados, avaliações escritas e orais e a tese que será igualmente escrita em inglês. Deste modo, têm sido meses de enorme superação, pois tenho conseguido desenvolver as minhas capacidades escritas e orais na língua inglesa.

Outro enorme desafio é o trabalho em equipa, uma vez que todas as unidades curriculares possuem uma componente de avaliação envolvendo trabalho em grupos. Através destes somos obrigados a ser uma equipa e a comportarmo-nos como tal, a colaborarmos uns com os outros, a partilhar ideias, e discutir métodos de forma atingir o nosso objetivo, que é aprender e ter sucesso académico.

O que mais te motiva neste curso?

O que mais me motiva neste curso é estar a aprender uma área de que gosto muito e na qual me vejo a trabalhar num horizonte temporal relativamente longínquo. O facto de com a tese ir contribuir para o alargamento do conhecimento científico e académico sobre a contabilidade acaba por dar sentido ao esforço e horas de trabalho e por me motivar a querer fazer algo bem feito e que tenha valor, não só para a Iscte Business School que represento, mas para a comunidade académica em geral.

Na tua opinião, é possível conciliar a exigência de um Mestrado com um emprego? Se sim, tens algumas dicas?

Falo por experiência própria, pois colaboro há 1 ano como estagiário de contabilidade, numa empresa de prestação de serviços de contabilidade e consultoria de gestão. Portanto, considero que sim, é possível conciliar a exigência do Mestrado com uma atividade profissional. A melhor dica que eu posso dar é a gerirem e planearem muito bem o tempo, de modo a conseguirem conciliar o tempo de estudo, o trabalho, não esquecendo de deixar tempo livre para fazermos aquilo que gostamos.

Que conselhos darias a futuro estudante do Mestrado em Contabilidade e Controlo de Gestão de modo a aproveitar da melhor forma tudo o que este curso e a Iscte Business School têm para lhe proporcionar?

O melhor conselho que tenho para os futuros estudantes do Mestrado em Contabilidade e Controlo de Gestão (meus futuros colegas!) é que se envolvam nas diversas atividades que integram o mestrado, pois todas elas têm objetivo de enriquecer o nosso percurso.

Ao longo do 1.º ano do programa que agora termina tivemos a oportunidade de realizar uma visita guiada à Navigator Company em Setúbal, realizar um open day na área de Audit & Assurance na Delloitte, assistir a diversas palestras com ex-alunos da Iscte Business School que trabalham atualmente nalguns dos maiores empregadores da área da contabilidade, palestras com executivos de grandes empregadores e seminários com investigadores convidados. Brevemente terá lugar o workshop que se realiza anualmente, incidindo sobre diversas temáticas.

E em outubro, irá realizar-se aquele que julgo ser o maior evento do programa, o International Seminar Experience, que este ano realizar-se-à em Londres, onde iremos estar cerca de uma semana, para visitar a London School of Economics, a sede do International Accounting Standards Board e uma empresa sedeada no Reino Unido.

Outro conselho que gostaria de deixar é para virem com muita vontade de aprender, aproveitem ao máximo o tempo das aulas e o contacto com os professores para absorverem o máximo conhecimento possível.

Se o testemunho do Diogo te deu a certeza de que este é o curso que procuras, não percas mais tempo: as candidaturas ao Mestrado em Contabilidade e Controlo de Gestão já se encontram a decorrer! Faz aqui a tua candidatura e dá o primeiro passo para mudar o teu futuro. Boa sorte!

Em nome da equipa Uniarea, um agradecimento especial ao Diogo pelo seu contributo neste artigo.

Artigo elaborado em parceria com a Iscte Business School.