Foto de sabthai | Depositphotos.com

Queres fazer parte da história do combate às desigualdades na educação?


Setembro é sempre um mês de regressos e novos começos. Trocamos as toalhas de praia pelas mochilas, as bolas de berlim pelos livros e manuais e preparamo-nos para começar a verdadeira corrida que é um novo ano letivo. Mas a verdade é que a linha de partida desta corrida não é igual para todos. Se alguns de nós sempre tiveram acesso a um espaço de estudo adequado, os materiais todos da lista, apoio familiar e até explicações, para outros o cenário é muito menos ideal. Nos testes PISA de 2022 (estudo internacional da OCDE que pretende medir o nível de literacia dos alunos de 15 anos), apenas 9% dos estudantes de famílias favorecidas tiveram maus resultados, número que sobe para uns impressionantes 37% quando nos referimos a estudantes de famílias desfavorecidas. Num ano em que comemoramos os 50 anos do 25 de abril, que nos trouxe conquistas incríveis no que toca à igualdade na educação, torna-se evidente que ainda há um longo caminho a percorrer.

Foi por esta razão que, em 2015, um grupo de estudantes universitários do Porto criou o Já T’Explico, uma associação juvenil, que tem por objetivo apoiar crianças e jovens do 5º ao 9º ano de escolaridade com necessidades educativas e socioeconómicas, através de explicações gratuitas e atividades socioculturais.

Eu cruzei-me com o Já T’Explico em 2020. Estava no segundo ano de licenciatura, no meio de uma pandemia, e sentia que faltava algo à minha vida académica. A educação e, em particular, as desigualdades na educação sempre me interessaram e, portanto, senti que esta associação era um match quase perfeito. Passados 4 anos, várias funções, muitas explicações, atividades e reuniões, posso dizer que o Já T’Explico mudou a minha vida.

Entrei com o objetivo de ajudar aquelas crianças e jovens que sabia que precisavam de mim e, enquanto o fiz, cresci, saí da minha zona de conforto, aprendi muito sobre associativismo e gestão de pessoas e conheci uma lista interminável de amigos incríveis que, como eu, sonham com um mundo mais equitativo. Ao longo destes 4 anos, vi muitos aprendizes (o nome que damos às crianças e jovens que apoiamos) chegarem radiantes a uma explicação porque conseguiram tirar uma positiva a Matemática pela primeira vez, porque perderam a vergonha de fazer uma apresentação em inglês ou porque conseguiram tirar um 5. Uma ou duas explicações por semana podem parecer que têm um impacto pequeno no grande cenário das desigualdades na educação, mas quando vemos estes sorrisos e estas conquistas sabemos que estamos a caminhar para o sítio certo.

Se gostaste da história do Já T’Explico, também podes fazer parte dela!! Até dia 21 de setembro, o nosso recrutamento está aberto para todos os estudantes da academia do Porto, com menos de 30 anos. Podes candidatar-te aos departamentos de mentoria, recursos humanos e marketing e comunicação – em qualquer um deles vais contribuir para o combate às desigualdades na educação, enquanto aprendes! Podes saber mais sobre nós nas nossas redes sociais (@jatexplico.pt) ou no nosso site (www.jatexplico.pt). Vem fazer parte da nossa história! Prometo que não te vais arrepender!

Colabora!

Este texto faz parte de uma série de textos de opinião de alunos do ensino secundário e superior sobre a sua visão do ensino e da educação.

Gostavas de publicar um texto? Colabora connosco.