O ranking da categoria life sciences do Times Higher Education coloca 5 universidades nas 500 melhores do mundo. Este destaca as universidades que estão a liderar áreas ligadas à agricultura e às florestas, às ciências biológicas, às ciências do desporto e às ciências veterinárias.

Este já foi divulgado há 3 semanas, mas não queríamos deixar de dar-te esta informação. Neste dia o World University Rankings 2018 by subject divulgou o das ciências da saúde, que já noticiamos e onde estão 7 portuguesas, este que agora trazemos para o Uniarea, e ainda um terceiro na área da psicologia em que não figura nenhuma instituição de ensino superior portuguesa. No entanto, este último é uma lista mais restrita, já que conta apenas com 100 universidades.

Voltando ao das ciências da vida, na edição de 2018 deste ranking por áreas constam 500 universidades.  O ranking avaliou 13 indicadores distribuídos pelas cinco grandes missões das universidades: ensino, investigação, número de citações, transferência de conhecimento e projeção internacional.

A nível global, o ranking é liderado pela Universidade de Harvard (Estados Unidos da América). A Universidade de Cambridge (Reino Unido), em segundo, e a Universidade de Oxford (Reino Unido), em terceiro, fecham o pódio. Mais de um quinto das instituições da lista (104) são nos EUA, e uma em cada dez está baseada no Reino Unido.

No que toca às instituições portuguesas, a Universidade de Coimbra aparece em primeiro lugar, no intervalo 251-300. Já no intervalo 301-400 aparecem a Universidade de Aveiro, a Universidade de Lisboa e a Universidade do Porto. Finalmente, no intervalo 401-500, aparece a Universidade do Algarve.

Podes consultar o ranking completo aqui.