Foto de Brooke Cagle / Unsplash

Razões pelas quais deves fazer um estágio curricular!


Se estás a ler este texto é porque de certeza já ouviste falar de estágios curriculares e queres saber um pouco mais sobre o assunto!  E é mesmo isso que vai acontecer neste texto vou explicar no que consiste um estágio curricular e quais as vantagens de fazer um durante a tua licenciatura! 

Um estágio curricular é um tipo de estágio que se realiza durante a licenciatura ou mestrado e que funciona como uma cadeira prática do curso cuja  a nota final pode ou não contar para a média final de licenciatura. 

A realização de um estágio durante a licenciatura traz muitas vantagens entre as quais o primeiro contacto com o mercado de trabalho que ajuda a perceber como é aplicada na prática a teoria que estudas durante a licenciatura e te faz adquirir competências para trabalhar. 

Outra mais valia é, no caso em que os cursos são abrangentes ou é necessário escolher uma especialidade, ir experimentado na prática as várias áreas de interesse ajudando a entender o que gostas e não gostas para perceber em primeiro lugar se aquele é o curso certo ou qual a área em que te queres especializar.  

O facto de estares ligado a uma instituição constitui uma rede de proteção, isto é, podes experimentar um emprego por tempo limitado sem os compromissos e as responsabilidades totais que terás quando começares mesmo a trabalhar! 

Nos casos em que a avaliação do estágio curricular conta para a nota final e substitui uma cadeira teórica é menos uma matéria que tens que estudar e vais ganhando experiência profissional que podes colocar no teu currículo. Por outras palavras quando te vais candidatar a um emprego ou ao mestrado já tens experiência profissional no currículo o que constitui uma vantagem. 

Por todos os motivos apresentados, digo que os estágios curriculares, apesar de alguns constrangimentos que possam surgir, constituem uma mais valia na tua formação e se tiveres oportunidade de fazer um arrisca! Vai valer muito a pena! 

Colabora!

Este texto faz parte de uma série de textos de opinião de alunos do ensino secundário e superior sobre a sua visão do ensino e da educação.

Gostavas de publicar um texto? Colabora connosco.