(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Boa tarde pessoas. Hoje venho contar-vos algo que já todos sabem, mas que muitos de vocês não quer saber e acaba por se “esquecer” por se tratar de um assunto muito sensível nesta altura do ano. Por isso preparem-se mentalmente para ler isto, ou simplesmente não leiam esta parte. Hoje venho relembrar-vos que a escola vai (re)começar. Peço desculpa, mas era importante dizer isto só para contextualizar.

Depois de entrar logo a escarafunchar na ferida de todos os alunos poderei prosseguir com o texto. Sobre o que é? Regresso às aulas. Mas não é um regresso às aulas qualquer. É o regresso às “aulas” dos universitários, ou seja, o “prolongamento das férias”.

Se os estudantes universitários não vão às aulas como é que podiam ter um regresso das mesmas? Faria mais sentido se existisse um regresso aos exames.



Mas para os pais de estudantes universitários que estão a ler isto, não liguem ao que disse. É claro que vamos às aulas. Por isso é que este post é sobre o:

 

Material Escolar Necessário para o Regresso à Universidade

Vamos lá começar então.

 

“Olhos no chão, caloiro!”

Para quem vai entrar na universidade é importante levarem o melhor material que tiverem ou que encontrarem nas lojas. Sim, os professores adoram mariquices, mas só aqueles que sabem o vosso nome. Se não sabem o que é necessário, fica aqui a lista:

  • Caderno para todas as cadeiras. É importante mostrar aos professores que estão interessados e que gostam de tirar apontamentos, mesmo desnecessariamente.
  • Lápis, borracha e trinta canetas BIC (azul ou preta). O lápis e a borracha são opcionais. As trinta canetas BIC é que já são obrigatórias, ou pensas que todos vão ser como tu e vão comprar material escolar à Staples de mãos dadas com os papás? É a Universidade cara!
  • Uma mochila e um estojo. Leva a mochila mais bonita que encontrares e o seu estojo a condizer. Não penses que vais lá andar com os cadernos todos na mão, porque não vais. E onde é que ias guardar as trinta canetas? Pois. Podem gozar contigo, mas ao menos tens estilo de segundo ciclo. O que é bom na Universidade para fazeres amigos num instante (ou não).
  • Roupa velha. Isto é para as praxes. Não se armem em Castelo Branco, levem roupa velha. Se não quiserem parecer monhés a vender óculos de sol na feira, então depois não se queixem que têm uma nódoa de polpa de tomate na vossa melhor camisa. Ficam logo habilitados a levar um par de chapadas. (Brincadeira. Na universidade não se bate, leva-se logo para o cemitério #IfYouKnowWhatIMean).
  • Kit Caloiro. Isto é só caso a vossa universidade vos obrigue a ter um. Costuma ser fixe.

 

“Aulas? Epá, por favor! Estou no segundo ano, deixa-me dormir.”

Depois de um ano inteiro a estudar intensamente, o pessoal percebe que não vale a pena tanto esforço. No segundo ano de universidade, são poucos aqueles que vão às aulas. Vá, não são assim tão poucos. Costuma até ir a turma inteira, mas ir ou não ir, vai dar no mesmo. A lista de material para estes alunos é curta:

  • Caneta BIC (azul ou preta). Se não tiverem, caguem nisso. Há sempre algum caloiro que tem uma ou duas canetas a mais.
  • Uma folha A4. Acham mesmo que é preciso muito mais? Uma folha A4 dá para quinze jogos do galo, quatro ou cinco jogos da forca, entre vinte a quarenta desenhos e ainda dá para tirares alguns apontamentos às cadeiras mais complicadas. Para ser estudante universitário, é preciso saber poupar.

 

“Vou deixar para exame.”

Se acham que a lista de material é curta, têm que ver a lista de material para os alunos de terceiro ano ou mais, porque há quem faça mestrado ou mesmo quem fique a tentar fazer cadeiras durante uns quantos anos. Estes alunos já sabem os truques todos, por isso, aqui fica a o material destes meninos e meninas:

  • Caneta. Já nem querem saber da cor ou da marca da caneta, desde que escreva, serve! Como estes alunos já nem às aulas vão, não precisam de muita coisa. Uma caneta para os exames, deve chegar. Se não chegar, pedem a alguém. Há sempre um caloiro por lá com umas quantas canetas a mais.
  • Um terço, uma imagem de Nossa Senhora e velas. Isto é opcional. Só os mais aflitos é que necessitam deste material e só é utilizado se estiverem à rasca para passar alguma cadeira. Mas sejamos honestos: estudante que é estudante anda sempre à rasca.

 

Vida a Universidade!

Espero que vos tenha ajudado no que diz respeito ao material necessário para a universidade. Agora tratem de gozar o resto das verdadeiras férias, porque depois têm que dizer aos vossos pais que estão a estudar na casa de alguém, mesmo que sabendo que estão numa discoteca todos bêbedos a comer alguém.

Saudações académicas.

Colabora!

Este texto faz parte de uma série de textos de opinião de alunos do ensino secundário e superior sobre a sua visão do ensino e da educação.

Gostavas de publicar um texto? Colabora connosco.