Sabias que 2022 é o Ano Europeu da Juventude? Conhece esta iniciativa da União Europeia

Foto de Jennifer Jacquemart, European Union

Este tema foi proposto pela Comissão Europeia em outubro de 2021 e foi aprovado pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia, em dezembro de 2021.

Os jovens passaram por grandes dificuldades durante a pandemia de COVID-19, pelo que o Ano Europeu da Juventude procura colocar em evidência a importância da juventude europeia para a construção de um futuro melhor – mais ecológico, inclusivo e digital.

Ao longo dos anos, a União Europeia tem lançado vários programas e iniciativas para a juventude – desde o bastante conhecido e popular programa de intercâmbio Erasmus, que teve início em 1987, ao mais recente envolvimento da juventude na Conferência sobre o Futuro da Europa – na qual um terço dos participantes nos painéis dos cidadãos tem menos de 25 anos. Todas estão listadas no Portal Europeu da Juventude, que podes consultar em www.europa.eu/youth/

Este Ano Europeu quer também desencadear um processo de reflexão sobre o futuro da juventude e promover a sua participação ativa na construção do futuro da Europa, integrando as suas políticas. Para isso, foi criado uma página dedicada à iniciativa, que podes encontrar no Portal Europeu da Juventude. Nela podes encontrar muitas oportunidades de aprender, partilhar a tua visão, encontrar pessoas e participar em atividades no nosso país e em toda a Europa. 

Este é o ano dedicado a TI. O ano para partilhares as tuas ideias e defenderes os valores europeus. Descobre o que o Ano Europeu da Juventude tem para te oferecer e adere à #EuropeanYearofYouth! #EYY2022

Artigo em parceria com a Representação da Comissão Europeia em Portugal