Falo do Prémio Arquivo.pt que está na sua 5ª edição e que tem contado com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa.
Antes de mais, o Arquivo.pt é uma infraestrutura de investigação online gerida pela Unidade de Computação Científica da Fundação para a Ciência e a Tecnologia que permite pesquisar e aceder a milhões de páginas web arquivadas desde 1996 de forma pública. O seu principal objetivo é preservar a informação publicada na web para fins de memória, estudo e posterior investigação.
Desta forma, criou-se o prémio Arquivo.pt para estimular a utilização do espólio preservado pelo Arquivo.pt que se encontra em constante crescimento. Sendo uma das competências da Fundação para a Ciência e a Tecnologia promover a preservação de conteúdos disponíveis na Internet nacional, garantindo a sua disponibilização à comunidade científica e ao público em geral estabeleceu-se desde 2018 este concurso a nível nacional.
O concurso tem como objetivo galardoar anualmente os trabalhos mais inovadores e realizados com base na informação histórica preservada pelo Arquivo.pt. Estes trabalhos devem ser aplicações práticas ou estudos baseados na informação acessível através do Arquivo.pt que demonstrem a utilidade deste serviço público e a importância de preservar a informação publicada na web.
Com temas de qualquer área (ex. Educação, História, Sociologia, Comunicação, Saúde, Informática, População) tens a possibilidade de em grupo ou em individual ganhar um prémio de 10.000 euros (1ºclassificado), 3.000 euros (2º classificado) ou 2.000 euros (3º classificado). Totalizando um valor de 15.000 euros a atribuir aos três trabalhos vencedores desta edição.
Nas edições anteriores os vencedores tiveram em conta o preenchimento, em língua portuguesa, do formulário disponível em https://arquivo.pt/premio2022; uma Descrição sumária do trabalho que apresente o seu impacto social e científico, a relevância da utilização do Arquivo.pt, originalidade e estado de concretização da candidatura e um vídeo que complemente a memória descritiva através de recursos audiovisuais, podendo ser enviado como anexo à candidatura.
Cada vídeo submetido deverá:
- Ter duração máxima de 3 minutos;
- Ser do formato .MP4, .WMV, .MOV ou .AVI;
- Ter o nome de ficheiro sob a forma NomeDaEquipa_NomeDaCandidatura;
- No caso de o vídeo ser enviado como anexo no formulário de candidatura, deve ter um máximo de 1 GB;
- Caso inclua texto ou som, ser o mesmo em português;
- Não conter conteúdos contrários à lei, ordem pública ou bons costumes, sob pena de exclusão do presente concurso.
Além disso, aspetos como: a qualidade técnica da candidatura (clareza, apresentação, estrutura); a originalidade e caráter inovador; o grau de maturidade do trabalho; o impacto social (aplicação e utilidade social) e o Impacto científico (aplicação e utilidade científica) são considerados pelo corpo do júri.
Neste ano, em especial, prevê-se a atribuição de uma menção honrosa, numa colaboração especial com o media partner deste galardão – o jornal Público. O melhor trabalho submetido que se tenha focado no arquivo da web relativo ao Público online receberá uma assinatura anual online do jornal.
Desde 2018, o Prémio Arquivo.pt já distribuiu um total de 60.000 euros, contemplando 15 trabalhos em diversas áreas desde o meuparlamento.pt (edição 2019), o arquivo de opinião (edição 2018) , o desarquivo(edição 2020) e o major minors (edição 2021).
Em 2022 a entrega oficial está prevista para ser realizada durante o Encontro Ciência 2022 (em data a anunciar).
Aproveita a oportunidade e envia o teu vídeo ilustrativo e uma descrição do trabalho até 4 de maio de 2022 às 13h00 (hora de Lisboa)!