Foto de Depositphotos.com

Secundário: uma perspetiva otimista

Em contagem decrescente para o início de mais um ano letivo, que seguramente trará novos desafios e alguns receios, torna-se imprescindível encará-los com uma boa dose de positividade e determinação.

Depois de dedicar um número considerável de horas ao esclarecimento de diversas questões referentes a uma das etapas mais relevantes ao nível académico – o Secundário – pensei em compendiar de uma forma sintética alguns conselhos indispensáveis que certamente tornarão esta caminhada um pouco mais tranquila.

Desta forma, apresento-te 5 “dicas” que pela minha vivência académica se traduziram numa mais valia para a obtenção do tão desejado sucesso.



 

 

1º Mantém-te motivado!

Esta é para mim uma “super dica”, muito provavelmente a base para edificares grandes vitórias.

Sem ela…bem, sem ela não imagino qualquer sucesso…

 

 

2º Qualidade vs. Quantidade

Pode ser um cliché mas é fundamental relembrar.

No que concerne ao estudo, este nunca deve ser contabilizado. Como é do teu conhecimento uma hora dedicada ao mesmo pode compensar mais que duas ou três,

dependendo apenas da tua dedicação a esta actividade.

De igual modo é muito útil perceberes em que momentos do dia estás mais apto a apreender informação ou a executar tarefas, para que o tempo de que dispões seja rentabilizado ao máximo.

A base desta distinção será a responsabilidade e o empenho que cada um depositará nessas tarefas diárias.

 

3º Metodologia

No secundário convém seres um “guru” na tua organização.

A atenção constante no contexto sala de aula, registando todas as observações pertinentes do professor, constitui um “passo gigante” no teu aproveitamento.

De acordo com a tua área de estudo recorre ao método mais indicado (resumos, sínteses, esquemas, tabelas, mnemónicas, entre outros…).

Uma outra estratégia que considero igualmente importante é expores os conteúdos assimilados recriando uma breve apresentação.

Está cientificamente comprovado que a memória auditiva aliada à memória visual (responsável por 75% da informação que armazenamos no nosso cérebro) constitui o mecanismo mais rápido e competente de que dispomos. Estes dois principais sentidos podem alcançar um índice de cerca de 84% de eficiência!

Perante tal argumento não devemos desperdiçar esta nossa capacidade!

 

4º Recicla Emoções

Possivelmente outra “super dica”!

É fulcral focares-te no teu objetivo mas não te deixes sucumbir por medos ou anseios desnecessários.

Lembra-te de que é crucial manteres-te saudável mentalmente para conseguires ultrapassar as adversidades que se irão impor no teu percurso.

Para uns será mais fácil seguir este conselho, para outros nem tanto, mas a perseverança revela-se numa aliada para abraçar este desafio.

 

Não, não me esqueci da última “dica”, mas como em todas as receitas, também a do sucesso contem ingredientes opcionais. Este é um deles.

Adiciona um outro tópico que te possa ser útil e no final destes três anos que se delimitam já no horizonte confere o teu palpite.

 

Resta-me desejar-te uma excelente jornada!

Acrescento ainda que deves mediar com mestria o confronto inexorável entre a razão e a emoção que farão permanentemente parte da tua vida académica e pessoal.

Acredito firmemente que estarás à altura deste desafio e que seguramente não sairás vencido!

Colabora!

Este texto faz parte de uma série de textos de opinião de alunos do ensino secundário e superior sobre a sua visão do ensino e da educação.

Gostavas de publicar um texto? Colabora connosco.