Senha para a Candidatura Online já pode ser pedida

Foto de heylagostechie / Unsplash

Ontem foram divulgadas as informações relativas aos exames nacionais, e hoje já foi publicado o Guia Geral de Exames 2021 e o respectivo calendário.

Começando hoje a inscrição para os exames, iniciou também o pedido de atribuição de senha para acesso ao sistema de candidatura online, necessário para a candidatura através do concurso nacional de acesso.

Como funciona este pedido?

O pedido da senha é um processo simples dividido em 3 passos:

  1. Preenchimento do formulário: deverás começar por visitar esta página e preencher o formulário que te irá aparecer após entrares em “Iniciar”. O número de identificação pedido é o do Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão e deverás selecionar uma escola ou gabinete de acesso ao ensino superior (GAES) da tua área de residência onde queres fazer a validação.
  2. Confirmação e Certificação do pedido: receberás depois no e-mail que indicaste um documento que deverás imprimir e certificar na tua escola secundária através do envio na plataforma de inscrição para os exames nacionais PIEDE ou em qualquer Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES), estando esta última opção apenas disponível a partir de maio.
  3. Aguardar pela senha: finalmente, receberás outro e-mail com a senha que utilizarás para o acesso à plataforma online de candidatura ao Concurso Nacional de Acesso. Segundo a informação adiantada, as senhas serão enviadas durante o mês de maio.

Perguntas frequentes:

Até quando posso pedir a senha?
Podes realizar o pedido de atribuição da senha para a candidatura online até ao fim do prazo da respetiva fase de candidaturas. Consulta o calendário aqui.
Já tenho a senha do ano passado, posso usar?
Não, a senha de acesso à candidatura online apenas é válida para a candidatura do ano em que é pedida, pelo que deverás pedir uma nova. Esta servirá para todas as fases de candidaturas.