(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O SOS Vizinho, um projeto que tem como objetivo ajudar as pessoas que se estão nos grupos de risco nesta pandemia de Covid-19, lançou uma Linha de Apoio nacional e gratuita que quem precisa deverá contactar – o número é o 800 20 20 20. Esta funciona de segunda a domingo, das 8h às 20h. .

SOS Vizinho explica que “esta linha verde visa dar resposta a todos os idosos, doentes crónicos e outros beneficiários que, por motivo do estado de quarentena, devem permanecer em casa e têm dificuldades em aceder a internet ou a lidar com tecnologia”. 

projeto tem uma “rede de voluntários” em todo o país que, desde segunda-feira, faz “chegar a estas pessoas os bens essenciais e medicamentos que necessitam, evitando que saiam das suas casas e, consequentemente, estejam mais expostas.”



Já estão inscritos 3 mil voluntários que se disponibilizaram a ajudar quem precisa mas o SOS Vizinho alerta: “São precisos mais”. “O projeto continua a trabalhar para estender a sua rede de voluntariado a nível nacional e para isso são precisas mais pessoas dispostas a ajudar como Coordenadores e Voluntários”, frisam na mesma nota.

Como te podes inscrever? 

Para ser voluntário, deves registar-te em https://sosvizinho.pt. Segue-se “um rigoroso processo de seleção que permitirá perceber se tem sintomas, se vive com alguém dentro do grupo de risco ou que possa estar contagiada”. Depois, as pessoas que se ofereceram para ajudar são organizados por um coordenador de concelho, “que fará a atribuição de pedidos e gestão das suas disponibilidades”. 

Já se precisar de ajuda, deve submeter o seu pedido em https://sosvizinho.pt/preciso-de-ajuda ou telefonar para a linha 800 20 20 20 “onde uma equipa de Voluntários dará resposta todos os dias e enquanto durar o estado de emergência em que nos encontramos.”

Todo o processo encontra-se automatizado para que cada necessidade seja suprida em 24 horas.