(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A What Drives Youth é uma startup que funciona como escola digital complementar ao currículo regular dos jovens do ensino secundário. Com o foco em soft e meta skills (habilidades comportamentais como gestão emocional, motivação ou métodos de estudo), a equipa quer contribuir para uma geração de jovens mais equipada para as constantes mudanças do mercado de trabalho e de um sistema de ensino afetado pela pandemia.

Apoiados pelo fundo Startup Voucher, tinham planeada uma digressão por várias escolas para alertar os jovens sobre a importância de desenvolver este tipo de skills até ter sido declarado confinamento obrigatório. No entanto, não foi suficiente para parar a equipa.

“Assim que entrámos em confinamento começámos a ver imensos jovens a dizer que estavam a ter dificuldades em lidar emocionalmente com este período. Imediatamente começámos a pensar o que podíamos fazer para ajudar o máximo de jovens possíveis. E foi assim que nasceu o Confinamento 101”, refere em comunicado ao Uniarea João Mateus, CEO e Formador Profissional. 

“Confinamento 101” é um curso online e gratuito para todos os jovens que estão a ter dificuldade em gerir as emoções mais comuns num período de tensão como este. A ansiedade, a raiva ou frustração e o aborrecimento.

O curso tem 9 episódios e já está a ser disponibilizado no YouTube com uma ritualidade de 3 vídeos por semana, sempre com a mesma estrutura. No primeiro vídeo, a What Drives Youth, explica quais as origens da emoção, no segundo como podemos reenquadrar essa mesma emoção para a percecionar de uma forma mais positiva e, no terceiro, que estratégias podemos usar para ultrapassar essa emoção. Para além disso, complementam ainda os conteúdos do curso com 3 diretos no seu Instagram com psicólogos especializados.

“Queremos fazer o nosso papel para contribuir para um maior bem-estar dos jovens portugueses”, concluem. O curso está disponível aqui.