Summer CEmp 2022: a escola de verão da Comissão Europeia nos Açores onde se discutiu o futuro do projeto europeu


A quinta edição da escola de verão da Comissão Europeia em Portugal teve lugar de 27 a 30 de agosto de 2022 na Ribeira Grande, ilha de São Miguel, nos Açores, com a colaboração do Governo dos Açores, da Câmara Municipal da Ribeira Grande e da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.

Esta iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal nasceu da necessidade de envolver os atuais e os futuros líderes de opinião no debate sobre a União Europeia e de mobilizar a geração jovem em torno do que é e do que pode ser o projeto europeu e o papel da Comissão Europeia.

Foram quatro dias de programa intensivo, composto por conversas diretas com oradores de alto nível – políticos, jornalistas, empresários, académicos, atletas, artistas, entre outros – e uma variedade de atividades práticas aproveitando os recursos do grupo e da comunidade anfitriã.

No ano em que se celebra o Ano Europeu da Juventude e os 35 anos do programa Erasmus, o Summer CEmp foi para o concelho mais jovem de Portugal, a Ribeira Grande, numa região ultraperiférica, após quatro edições a percorrer o interior do país: Monsanto (2017), Marvão (2018), Monsaraz (2019) e Alcoutim (2021). Contamos contigo em 2023?