(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

No fim de semana de 28 de fevereiro a 1 de março reuniram-se, no Pavilhão do Conhecimento, mais de 100 estudantes universitários em prol do desenvolvimento de projetos que possam impactar de forma positiva a nossa sociedade.

Na Hackathon promovido pela JUNITEC, os estudantes, divididos em 24 equipas, dedicaram 28 intensas horas ao desenvolvimento de um protótipo que pudesse dar vida às ideias inovadoras em que acreditam. Trata-se de projetos altamente tecnológicos que juntam o talento e criatividade dos participantes à experiência e conhecimento dos mentores que os acompanharam, tudo em tempos record.

Em foco, na competição, esteve o melhoramento e solucionamento de problemas de 3 áreas distintas representadas por 3 categorias: Sustainable Cities, Social Good e 5G- The Network of the Future.



Na categoria Sustainable Cities, apoiada pela Ciência Viva, conhecemos uma proposta de dispositivo que permite a deteção prematura de falhas nos transportes públicos, permitindo otimizar a gestão das redes de transportes urbanos, economizando tempo tanto às empresas como à comunidade.

Na categoria Social Good, apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, conhecemos uma aplicação capaz de fazer o reconhecimento da área circundante ao utilizador para agilizar o dia a dia de pessoas cegas nas cidades. Este foi também o projeto vencedor do prémio Melhor Protótipo, patrocinado pela Worten.

Na categoria 5G – The Network of the Future, apoiada pela Vodafone, foi desenvolvido um sistema de vigilância dos fogos apoiado por inteligência artificial substancialmente mais rápido e eficiente que os meios que conhecemos.

Com efeito, os 3 projetos são reveladores do potencial e talento reunido, mas representam apenas uma parte de tudo o que de maravilhoso aconteceu no último fim de semana do mês de fevereiro. Por cada uma das 24 equipas foi dado um passo no percurso que nos conduz a todos a um mundo mais tecnológico, eficiente e inclusivo.

O evento contou com a presença de convidados ilustres, dos quais o presidente do Instituto Superior Técnico, Rogério Colaço, e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que conheceu de perto algumas das ideias em competição desta edição. Proferiu ainda algumas palavras de incentivo e apoio aos jovens talentos presentes, e parabenizou a JUNITEC pela iniciativa e pela recente conquista do prémio de Júnior Empresa mais Empreendedora da Europa.